VALLE, Hardalla Santos Do et al.. . Anais VIII CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2022. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/90280>. Acesso em: 22/12/2024 23:02
O presente trabalho parte do princípio de que os saberes e as culturas das infâncias são produzidos em diferentes tempos e espaços. Ao se pensar a aprendizagem e rotina escolar, é comum partir-se do momento em que a criança chega na instituição educacional. Todavia, outros momentos cotidianos do processo de escolarização compõem a rotina dos envolvidos, como: o planejamento da aula pelo docente, a preparação dos materiais didáticos, a organização do lanche pelos familiares, o ato de higienizar e vestir o uniforme, a ida e volta da escola e a realização de tarefas pelas crianças e etc. Esse texto centra-se nas aprendizagens e saberes culturais produzidos a partir do percurso cotidiano de crianças do 1º ano do Ensino Fundamental, de ida e volta da escola. A pesquisa foi realizada no ano de 2021, em uma escola pública da cidade do Rio Grande/RS, que aqui será denominada Escola A. As crianças envolvidas na pesquisa, por uma questão de privacidade, terão seus nomes substituídos por letras do alfabeto. O alicerce teórico-metodológico escolhido para esse estudo foi a Sociologia da Infância e a Pesquisa com crianças. O desenvolvimento da pesquisa ocorreu através de rodas de diálogos realizadas com essas crianças uma vez por semana, durante 30min. O estudo indicou que o caminho de ida e volta da escola se constitui como um momento de partilha de saberes entre crianças e/ou adultos e crianças. Sendo assim, uma ocasião relevante para se pensar sobre as aprendizagens das infâncias e a cultura produzida na relação comunitária e extra escolar.