Este trabalho teve por objetivo a investigação da percepção de professores de Educação Infantil do interior da Paraíba quanto ao processo educacional no retorno das aulas presencias, após a suspenção de aulas presencias devido a pandemia do coronavírus. Sendo este estudo justificado por busca entender os arcabouços da etapa de ensino (Educação Infantil) pelo prisma dos professores que estão na “ponta” do sistema educacional, o que pode revelar elementos essenciais para planejamento de políticas educacionais. A arquitetura da pesquisa será adornada em três (03) etapas, para proporcionar um processo sólido de coleta, análise e exposição de dados. O questionário de pesquisa obteve a resposta de 60 professores do ato-sertão da Paraíba na região do Vale do Piancó, sendo 28 professores de Conceição (CO), 8 professores de Ibiara (IB), 8 professores de Diamante (DI), 10 professores de Santana de Mangueira (SM) e 6 professores de Santa Inês (SI), sendo esse grupo o estrato amostral que revela os dados do estudo. Foi identificado que de acordo com a percepção dos professores há uma necessidade de melhorias em capôs fundamentais do processo didático pedagógico, além do mais foi ratificado o descaso socioeconômico com a Educação Infantil. Em síntese, pode-se compreender que há uma necessidade clara de melhorias para estar etapa de educação, começando com a valorização profissional (o professor), no qual tenha condições financeiras de se manter em dedicação exclusiva e que haja planos de formação condizente com as situações atuais.