O DESAFIO DE PROPOR UMA BRINCADEIRA PARA DESENVOLVER ELEMENTOS PSICOMOTORES PARA ALUNOS DA ESCOLA MUNICIPAL DA ALDEIA MÃE DOS INDIGENAS POTIGUARAS
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 90968 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4817 "inscrito_id" => 18069 "titulo" => "O DESAFIO DE PROPOR UMA BRINCADEIRA PARA DESENVOLVER ELEMENTOS PSICOMOTORES PARA ALUNOS DA ESCOLA MUNICIPAL DA ALDEIA MÃE DOS INDIGENAS POTIGUARAS" "resumo" => "O presente trabalho é fruto da proposição de uma atividade que pudesse estimular os elementos psicomotores de esquema corporal, lateralidade, orientação espaço-temporal e equilíbrio de forma lúdica em crianças de seis a sete anos de idade. A ideia é estimular o aprendizado por meio da psicomotricidade. A atividade, em princípio simples, consiste em colocar as crianças diante do espelho e pedir para que toquem determinadas partes do corpo, depois se são capazes de fazer os mesmos movimentos com os olhos vendados. Depois, explicar para os alunos os lados esquerdo e direito e ver se conseguem localizá-los no próprio corpo e no corpo do professor ou colega de turma. A atividade se fecha com uma roda de música que estimule a dança e os gestos das crianças para ver o quanto a atividade lúdica é capaz de fixar o aprendizado. Na Escola Centro Social São Miguel, localizada na aldeia mãe dos indígenas Potiguara, na Baía da Traição, Paraíba, duas restrições foram encontradas: a falta do espelho e a reação de alguns alunos baseada nos costumes e tradições da etnia a que pertencem. As atividades precisaram, então, ser adaptadas para o uso do outro aluno como espelho e o resultado do ver-se espelhado no corpo do outro acarretou algumas dificuldades de lateralidade. Por outro lado, a reorganização do espaço da sala de aula em formato de roda ressignificou o espaço de aprendizado e convidou os alunos a participarem mais ativamente da atividade, como observa o psicomotricista Esteban Levin. O uso da música foi o recurso final para completar a atividade, aproximando os alunos e fazendo com que eles memorizassem o que aprenderam por meio do ludicidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID18069_TB4817_25112022121027.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:25" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DENISE FERREIRA DE SCHITTINE" "autor_nome_curto" => "Denise Ferreira" "autor_email" => "dschittine@yahoo.com.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 90968 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4817 "inscrito_id" => 18069 "titulo" => "O DESAFIO DE PROPOR UMA BRINCADEIRA PARA DESENVOLVER ELEMENTOS PSICOMOTORES PARA ALUNOS DA ESCOLA MUNICIPAL DA ALDEIA MÃE DOS INDIGENAS POTIGUARAS" "resumo" => "O presente trabalho é fruto da proposição de uma atividade que pudesse estimular os elementos psicomotores de esquema corporal, lateralidade, orientação espaço-temporal e equilíbrio de forma lúdica em crianças de seis a sete anos de idade. A ideia é estimular o aprendizado por meio da psicomotricidade. A atividade, em princípio simples, consiste em colocar as crianças diante do espelho e pedir para que toquem determinadas partes do corpo, depois se são capazes de fazer os mesmos movimentos com os olhos vendados. Depois, explicar para os alunos os lados esquerdo e direito e ver se conseguem localizá-los no próprio corpo e no corpo do professor ou colega de turma. A atividade se fecha com uma roda de música que estimule a dança e os gestos das crianças para ver o quanto a atividade lúdica é capaz de fixar o aprendizado. Na Escola Centro Social São Miguel, localizada na aldeia mãe dos indígenas Potiguara, na Baía da Traição, Paraíba, duas restrições foram encontradas: a falta do espelho e a reação de alguns alunos baseada nos costumes e tradições da etnia a que pertencem. As atividades precisaram, então, ser adaptadas para o uso do outro aluno como espelho e o resultado do ver-se espelhado no corpo do outro acarretou algumas dificuldades de lateralidade. Por outro lado, a reorganização do espaço da sala de aula em formato de roda ressignificou o espaço de aprendizado e convidou os alunos a participarem mais ativamente da atividade, como observa o psicomotricista Esteban Levin. O uso da música foi o recurso final para completar a atividade, aproximando os alunos e fazendo com que eles memorizassem o que aprenderam por meio do ludicidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID18069_TB4817_25112022121027.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:25" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DENISE FERREIRA DE SCHITTINE" "autor_nome_curto" => "Denise Ferreira" "autor_email" => "dschittine@yahoo.com.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }