Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DO APLICATIVO CANVA COMO POSSIBILIDADE METODOLÓGICA NO ENSINO DE QUÍMICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 90226
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 3667
    "inscrito_id" => 9809
    "titulo" => "O USO DO APLICATIVO CANVA COMO POSSIBILIDADE METODOLÓGICA NO ENSINO DE QUÍMICA"
    "resumo" => "A utilização de tecnologias digitais vem ganhado espaço na área da educação. Incentivar essa cultura digital na sala de aula, pode ser de grande importância para uma melhor aprendizagem. Sendo assim, o presente trabalho tem como objetivo, analisar as contribuições do aplicativo canva como procedimento metodológico, em um estudo nas aulas de Química com alunos da 1ª série do Ensino Médio. Esta proposta metodológica dispõe-se trabalhar o conteúdo de modelos atômicos de forma mais participativa e dinamizada por meio de mapa mentais confeccionados no aplicativo canva. A metodologia aplicada para este trabalho tem caráter de uma abordagem qualitativa e com objetivo de pesquisa descritiva. Quanto aos procedimentos, se deram por meio de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. Evidenciou-se, nos resultados obtidos que esta ferramenta pode vir fortalecer o estudo de Química, tornando-o mais divertido, desenvolvendo uma educação tecnológica, que incentiva a imaginação e construção do conhecimento dos educandos. Ao longo das aulas, os alunos demonstraram uma grande interação com este método de aula, salientaram que as aulas ficaram mais atraentes com este modelo de atividade. Portanto, o uso de ferramentas digitais como o aplicativo mencionado, tem um potencial positivo no ensino e aprendizagem e quando utilizado de forma correta, pode ser um bom aliado no processo educativo. Palavras-chave: Ensino de Química, aprendizagem, tecnologias educacionais, aplicativo canva."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID9809_TB3667_05122022152157.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA JACIARA GONÇALVES DE MELO"
    "autor_nome_curto" => "MARIA"
    "autor_email" => "jaciaragonalves2012@gmail"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 90226
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 3667
    "inscrito_id" => 9809
    "titulo" => "O USO DO APLICATIVO CANVA COMO POSSIBILIDADE METODOLÓGICA NO ENSINO DE QUÍMICA"
    "resumo" => "A utilização de tecnologias digitais vem ganhado espaço na área da educação. Incentivar essa cultura digital na sala de aula, pode ser de grande importância para uma melhor aprendizagem. Sendo assim, o presente trabalho tem como objetivo, analisar as contribuições do aplicativo canva como procedimento metodológico, em um estudo nas aulas de Química com alunos da 1ª série do Ensino Médio. Esta proposta metodológica dispõe-se trabalhar o conteúdo de modelos atômicos de forma mais participativa e dinamizada por meio de mapa mentais confeccionados no aplicativo canva. A metodologia aplicada para este trabalho tem caráter de uma abordagem qualitativa e com objetivo de pesquisa descritiva. Quanto aos procedimentos, se deram por meio de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. Evidenciou-se, nos resultados obtidos que esta ferramenta pode vir fortalecer o estudo de Química, tornando-o mais divertido, desenvolvendo uma educação tecnológica, que incentiva a imaginação e construção do conhecimento dos educandos. Ao longo das aulas, os alunos demonstraram uma grande interação com este método de aula, salientaram que as aulas ficaram mais atraentes com este modelo de atividade. Portanto, o uso de ferramentas digitais como o aplicativo mencionado, tem um potencial positivo no ensino e aprendizagem e quando utilizado de forma correta, pode ser um bom aliado no processo educativo. Palavras-chave: Ensino de Química, aprendizagem, tecnologias educacionais, aplicativo canva."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID9809_TB3667_05122022152157.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA JACIARA GONÇALVES DE MELO"
    "autor_nome_curto" => "MARIA"
    "autor_email" => "jaciaragonalves2012@gmail"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

A utilização de tecnologias digitais vem ganhado espaço na área da educação. Incentivar essa cultura digital na sala de aula, pode ser de grande importância para uma melhor aprendizagem. Sendo assim, o presente trabalho tem como objetivo, analisar as contribuições do aplicativo canva como procedimento metodológico, em um estudo nas aulas de Química com alunos da 1ª série do Ensino Médio. Esta proposta metodológica dispõe-se trabalhar o conteúdo de modelos atômicos de forma mais participativa e dinamizada por meio de mapa mentais confeccionados no aplicativo canva. A metodologia aplicada para este trabalho tem caráter de uma abordagem qualitativa e com objetivo de pesquisa descritiva. Quanto aos procedimentos, se deram por meio de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. Evidenciou-se, nos resultados obtidos que esta ferramenta pode vir fortalecer o estudo de Química, tornando-o mais divertido, desenvolvendo uma educação tecnológica, que incentiva a imaginação e construção do conhecimento dos educandos. Ao longo das aulas, os alunos demonstraram uma grande interação com este método de aula, salientaram que as aulas ficaram mais atraentes com este modelo de atividade. Portanto, o uso de ferramentas digitais como o aplicativo mencionado, tem um potencial positivo no ensino e aprendizagem e quando utilizado de forma correta, pode ser um bom aliado no processo educativo. Palavras-chave: Ensino de Química, aprendizagem, tecnologias educacionais, aplicativo canva.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.