Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

SABERES E FAZERES DE PROFESSORES ALFABETIZADORES NO ENSINO E NOS USOS DA LÍNGUA ESCRITA

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Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Como identificar os “elementos geradores” das ações que estão presentes nas práticas das professoras (es), em suas salas de aula? Quais caminhos seriam mais prudentes e/ou eficazes para reconstituir o “estilo” por elas (es) adotados nas suas “artes do fazer” pedagógico? Nesse estudo, tivemos como objetivo analisar as práticas pedagógicas de duas professoras que lecionavam em turmas dos anos iniciais (2º e 3º Anos), no tocante ao ensino e aos usos da língua escrita, bem como, os conhecimentos e saberes por elas postos em prática ao fabricar as suas aulas (ROCKWELL, 1985; SOARES, 2003 e 2010; CHARTIER 2007). Numa abordagem qualitativa, a pesquisa foi realizada em duas escolas da rede pública de ensino da cidade do Recife. Para coletarmos os dados, fizemos uso de instrumentos da pesquisa etnográfica escolar (ANDRÉ, 2005), realizamos observações participantes e entrevistas semiestruturadas, durante todo o processo investigativo, no interior das salas de aula. Os dados apontaram, assim como evidenciaram os resultados de pesquisas realizadas sobre o fazer docente nas últimas décadas (ALBUQUERQUE, 2002; ALBUQUERQUE; MORAIS; FERREIRA, 2005 e 2008; CRUZ, 2008; GAMA, 2014; SOUZA, 2016; FORTUNATO, 2019), que tanto as experiências vivenciadas pelos professores, provenientes das suas trajetórias pessoais e profissionais como os seus ideais de escola, educação e sociedade, além da troca e da socialização dos saberes entre os pares e com os alunos, constituem o “saber ser” e o “saber fazer” dessas profissionais e, que são exatamente essas experiências que “imprimem” às suas práticas pedagógicas, elementos singulares que explicam as suas escolhas e os diferentes caminhos por elas tomados, no processo de ensino e de aprendizagem.

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