O presente trabalho tem por objetivo abordar a temática da inclusão de crianças e adolescentes no processo de ensino-aprendizagem escolar, bem como a formação de professores frente ao trabalho docente com alunos da Educação Especial, no ensino educacional da rede municipal de Upanema/RN. Para engrandecer essa pesquisa, que se apresenta de cunho qualitativa, fizemos uso do conhecimento sobre o processo de inclusão de Pessoa com Deficiência (PcD) na escola e as ações municipais, no âmbito do poder público, que são realizadas e planejadas para a execução das atividades pedagógicas. É importante destacar as dificuldades que se encontram quando o assunto é a inclusão e, para nos ajudar a compreender esse processo, faremos jus a relevantes autores, como: Queiroz, Souza e Costa (2021), Sanches (2005), Maia, Santos e Martins (2015) e tantos outros que engrandecem a pesquisa; as contradições da Declaração de Salamanca (1994) e, também das Diretrizes Curriculares da Educação Especial para a Construção de Currículos Inclusivos (2005). Tais ações são contínuas em favor da educação inclusiva e seu desempenho nas salas de aula das escolas de Upanema/RN são fundamentais para a garantia de que as crianças e adolescentes com deficiência estejam sendo assistidos(as) ao que lhes é garantido por direito constitucional.