O presente trabalho foi desenvolvido com a intenção que se reflita sobre a importância de se buscar saber e compreender quais fatores contribuem para a desistência dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), pois esse é um problema frequente e bem real nas escolas onde essa modalidade de ensino é trabalhada. São muitos os obstáculos vivenciados, obstáculos esses, encontrados fora e dentro da escola. Na busca de respostas para entendermos os principais motivos desse problema, buscou-se saber: o que é a EJA e como é trabalhada nas escolas no que se refere a prática pedagógica; execução do currículo; práticas avaliativas (visto que a avaliação é um momento privilegiado do ato de ensinar e aprender e deve estar presente em todas as etapas da aprendizagem); como se dá a relação professor-aluno no contexto ensino-aprendizagem e afetividade? Como é a estrutura física e pedagógica das escolas que ofertam essa modalidade de ensino? Diante desses questionamentos, objetiva-se o alcance de respostas que venham contribuir para a identificação dos reais fatores que culminam com a grande quantidade de alunos evadindo-se dessa modalidade de ensino. Na busca de um conhecimento mais profundo do tema em destaque, recorreu-se também, a algumas obras que apresentam informações contundentes sobre a temática pesquisada, através das quais adquirimos entendimento, informações e comprovações sobre o assunto abordado. Entende-se a importância, que se compreenda que a educação é um processo permanente, dinâmico e transformador, e, é de suma importância que seja desenvolvida uma prática pedagógica a serviço do êxito escolar, numa perspectiva transformadora e de natureza contínua, cumulativa e global, indicando avanços, dificuldades e possibilidades. É preciso que o professor esteja atento para o uso de novos instrumentos e técnicas pedagógicas para que dessa forma possa despertar o interesse e o gosto do educando pela escola e pelo aprender.