PLANTAS MEDICINAIS E O OLHAR ETNOBOTÂNICO: PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO 7º E 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 90676 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4391 "inscrito_id" => 17159 "titulo" => "PLANTAS MEDICINAIS E O OLHAR ETNOBOTÂNICO: PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO 7º E 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "As plantas medicinais possuem propriedades fitoterápicas capazes de proporcionar benefícios para a qualidade de vida humana, sendo o estudo sobre a utilização destes vegetais algo que está interligado com o que se entende por etnobotânica, área que busca compreender a relação existente entre os seres humanos e as plantas, inferindo sobre aspectos do conhecimento popular e científico. Apesar de conviver com diferentes espécies de plantas, seja em casa ou até mesmo no ambiente escolar, dificilmente os alunos são incentivados a refletir sobre as potencialidades das plantas para obtenção de produtos com fins terapêuticos. Portanto, abordar de forma ampla a temática, sob o viés da etnobotânica, tende a estimular os estudantes quanto a associação entre os saberes tradicionais e científicos e estimular a interdisciplinaridade, por exemplo, entre as disciplinas de biologia, química, geografia e história. O objetivo deste trabalho foi dimensionar, a partir de uma análise quali-quantitativa e descritiva, as respostas obtidas em uma questão aplicada com estudantes do Ensino Fundamental, participantes do projeto PROLICEN/UFPB. Participaram da pesquisa 308 estudantes de uma escola pública estadual localizada em João Pessoa- Paraíba, sendo 154 estudantes do 7º ano e 154 do 8º ano. Na pergunta em que foi solicitado para os estudantes citarem três nomes de plantas medicinais os resultados foram o seguinte: 113 não fizeram nenhuma citação, enquanto os demais apresentaram as seguintes respostas: camomila (74), maconha (50), babosa (36), erva doce (34), capim santo (23), cidreira (27), boldo (58), hortelã (27), alho (5). Os dados foram analisados e indicaram a necessidade de maior divulgação, junto aos estudantes de educação básica, acerca da importância e potencialidade das plantas medicinais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID17159_TB4391_08092022210210.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA HELOISA RODRIGUES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Heloisa" "autor_email" => "bioheloisarodrigues@gmail" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 90676 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4391 "inscrito_id" => 17159 "titulo" => "PLANTAS MEDICINAIS E O OLHAR ETNOBOTÂNICO: PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO 7º E 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "As plantas medicinais possuem propriedades fitoterápicas capazes de proporcionar benefícios para a qualidade de vida humana, sendo o estudo sobre a utilização destes vegetais algo que está interligado com o que se entende por etnobotânica, área que busca compreender a relação existente entre os seres humanos e as plantas, inferindo sobre aspectos do conhecimento popular e científico. Apesar de conviver com diferentes espécies de plantas, seja em casa ou até mesmo no ambiente escolar, dificilmente os alunos são incentivados a refletir sobre as potencialidades das plantas para obtenção de produtos com fins terapêuticos. Portanto, abordar de forma ampla a temática, sob o viés da etnobotânica, tende a estimular os estudantes quanto a associação entre os saberes tradicionais e científicos e estimular a interdisciplinaridade, por exemplo, entre as disciplinas de biologia, química, geografia e história. O objetivo deste trabalho foi dimensionar, a partir de uma análise quali-quantitativa e descritiva, as respostas obtidas em uma questão aplicada com estudantes do Ensino Fundamental, participantes do projeto PROLICEN/UFPB. Participaram da pesquisa 308 estudantes de uma escola pública estadual localizada em João Pessoa- Paraíba, sendo 154 estudantes do 7º ano e 154 do 8º ano. Na pergunta em que foi solicitado para os estudantes citarem três nomes de plantas medicinais os resultados foram o seguinte: 113 não fizeram nenhuma citação, enquanto os demais apresentaram as seguintes respostas: camomila (74), maconha (50), babosa (36), erva doce (34), capim santo (23), cidreira (27), boldo (58), hortelã (27), alho (5). Os dados foram analisados e indicaram a necessidade de maior divulgação, junto aos estudantes de educação básica, acerca da importância e potencialidade das plantas medicinais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID17159_TB4391_08092022210210.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA HELOISA RODRIGUES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Heloisa" "autor_email" => "bioheloisarodrigues@gmail" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }