O ensino da literatura tem papel de grande importância em uma educação que se quer formativa, o que gera a necessidade de reflexão cada vez mais consistente sobre o seu lugar nos espaços educativos, bem como acerca das formas de se conduzir essa prática. Baseados nos escritos de Soares (1999), que nos traz um panorama acerca do surgimento do conceito de letramento literário, Cárcamo (2013), que discute a importância da literatura na formação de professores e Petit (2009), que trata das contribuições do ato de ler para a formação do indivíduo, observamos a importância de uma mediação especifica para desenvolver o gosto e o interesse por textos literários. A metodologia adotada baseia-se em pesquisas bibliográficas em livros e revistas especializadas no assunto. Esses materiais contribuíram para a produção de uma proposta didática que visa apontar caminhos que ajudem a despertar o interesse dos profissionais da educação para a utilização da literatura, a fim de contribuir para o crescimento do aluno e gerar um interesse maior pela leitura, visto que tal abordagem se faz fundamental para um melhor aproveitamento no tocante ao ensino-aprendizagem da literatura.