O presente trabalho visa compartilhar uma análise da Olimpíada Matematicando que ocorre na região Norte do Brasil desde o ano de 2016, buscando demonstrar assim um comparativo com as características da gamificação, optou-se por realizar um estudo de caso, buscando demonstrar os processos de ensino das 4 operações básicas da matemática com uma metodologia gamificada, por meio de pesquisa qualitativa que observou a competição nas turmas de 1° ao 9° ano do ensino fundamental de uma Secretaria Municipal de Educação do Estado do Pará. A partir dos resultados podemos afirmar que a olimpíada matematicando leva em consideração várias características da gamificação como a participação voluntária, o ranking e a recompensa e obteve resultados positivos no que diz respeito ao ensino da matemática usando como aporte educacional recursos tecnológicos que facilitaram a aplicação presencial e a distância das provas no decorrer da competição. Observando também os procedimentos adotados durante a olimpíada matematicando, podemos observar um exemplo de Gamificação em nível macro do processo, pois conta com as características principais da gamificação e em uma instância bem grande como uma Secretaria de Educação, o que demonstra que o uso da gamificação na educação tende a obter resultados positivos e em larga escala como demonstra a pesquisa realizada.