As diretrizes curriculares para cursos de graduação em medicina apontam que o projeto pedagógico deverá ser construído coletivamente, centrado no aluno como sujeito da aprendizagem e apoiado no professor como facilitador e mediador do processo, com vistas à formação integral e adequada do estudante, articulando ensino, pesquisa e extensão; utilizar metodologias que privilegiem a participação ativa do aluno na construção do conhecimento e na integração entre os conteúdos; desenvolver instrumentos que verifiquem a estrutura, os processos e os resultados, em consonância com o Sistema Nacional de Avaliação e com a dinâmica curricular da instituição; bem como manter permanente Programa de Formação e Desenvolvimento da Docência em Saúde, com vistas à valorização do trabalho docente, ao maior envolvimento dos professores com o Projeto Pedagógico e a seu aprimoramento em relação à proposta formativa, por meio do domínio conceitual e pedagógico, que englobe estratégias de ensino ativas, pautadas em práticas interdisciplinares, de modo a assumirem maior compromisso com a transformação da escola médica. O estudo tem por objetivo relatar a experiência da inserção do profissional pedagogo na gestão pedagógica de um curso de graduação em medicina. Trata-se de uma pesquisa descritiva do tipo relato de experiência com abordagem qualitativa realizada desde a implantação do curso de graduação em medicina do Centro Universitário de Patos – UNIFIP, localizado no município de Patos, estado Paraíba – Brasil. O curso de graduação foi autorizado e implantado no ano de 2014 e em seu processo de atualização do projeto pedagógico do curso contou com a presença de diversos especialistas, dentre eles um pedagogo com especialização em metodologias ativas de ensino e aprendizagem. Tal experiência implica na reflexão por uma formação sólida do pedagogo no que tange aspectos que transcendem o conhecimento do currículo, planejamento, didática e avaliação da educação básica para novos horizontes no ensino superior.