Em decorrência da pandemia da COVID-19, diversos educandos se encontraram na situação de manter seus estudos de forma remota, pois, as escolas foram obrigadas a fecharem suas portas, ocasionando uma nova estrutura de ensino, que se apresentou insuficiente para muitos. Portanto, neste artigo, busca-se apresentar os impactos da pandemia da COVID-19 no processo de ensino e aprendizagem dos alunos de uma turma do 1° ano do Ensino Fundamental em uma escola da rede pública municipal de Imperatriz, Maranhão, uma vez que, observou-se que muitos desses alunos não reconhecem as letras e números ou não desenvolveram sua coordenação motora fina, processos estes, ensinados durante a Educação Infantil, etapa obrigatória da Educação Básica, de maneira significativa para continuação nos processos de aprendizagem. O trabalho é resultado das atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado em Anos Iniciais do Ensino Fundamental, do Curso de Pedagogia. Desse modo, sua produção baseia-se na observação e nas regências desenvolvidas na escola campo de realização do estágio, bem como no uso de pesquisas bibliográficas e documentais. Sendo assim, a ausência dos espaços educacionais e de um mediador durante a construção dos conhecimentos, ocasiona deficiências no desenvolvimento dos alunos, exigindo-se, posteriormente o uso de novas metodologias que estimulem os educandos, acolhendo-os em suas dificuldades e minimizando as desigualdades de aprendizagem dentro da sala de aula.