FORMAÇÃO CONTINUADA E COMPETÊNCIAS DIGITAIS: REFLEXÕES ACERCA DE UM CURSO PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 90013 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3398 "inscrito_id" => 12927 "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA E COMPETÊNCIAS DIGITAIS: REFLEXÕES ACERCA DE UM CURSO PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "Este trabalho é recorte de uma tese de doutorado vinculada ao grupo de pesquisa Educação e Cibercultura, da linha de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias, pertencente ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGE/UDESC). O objetivo da pesquisa foi analisar o desenvolvimento de competências digitais docentes a partir de um curso de formação continuada sobre narrativas digitais, ofertado a professores da Educação Básica. Entendemos a formação continuada como um dos aspectos relevantes e que podem fazer a ponte entre lacunas relacionadas às tecnologias digitais nos ambientes escolares e a profissão docente. Nesse momento de acelerada e contínua evolução das tecnologias, torna-se fundamental uma formação que ajude professores a lidar com novos desafios, paradigmas e possibilidades. A pesquisa se caracteriza como um estudo de caso de caráter misto e utiliza a triangulação de métodos na análise e interpretação dos dados. Como resultado ficou evidente o potencial do curso de formação, que proporcionou o aprimoramento de competências digitais dos professores devido às múltiplas linguagens e à diversidade de ferramentas tecnológicas que envolveu no decorrer do processo. Verificou-se que uma condição importante para a formação continuada é oferecer aos professores oportunidades para experimentar e refletir criticamente sobre o valor educativo das tecnologias digitais por meio de atividades práticas em colaboração com seus pares." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID12927_TB3398_04122022220957.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MONALISA PIVETTA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MONALISA" "autor_email" => "monalisa.silva@unoesc.edu" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 90013 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3398 "inscrito_id" => 12927 "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA E COMPETÊNCIAS DIGITAIS: REFLEXÕES ACERCA DE UM CURSO PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "Este trabalho é recorte de uma tese de doutorado vinculada ao grupo de pesquisa Educação e Cibercultura, da linha de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias, pertencente ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGE/UDESC). O objetivo da pesquisa foi analisar o desenvolvimento de competências digitais docentes a partir de um curso de formação continuada sobre narrativas digitais, ofertado a professores da Educação Básica. Entendemos a formação continuada como um dos aspectos relevantes e que podem fazer a ponte entre lacunas relacionadas às tecnologias digitais nos ambientes escolares e a profissão docente. Nesse momento de acelerada e contínua evolução das tecnologias, torna-se fundamental uma formação que ajude professores a lidar com novos desafios, paradigmas e possibilidades. A pesquisa se caracteriza como um estudo de caso de caráter misto e utiliza a triangulação de métodos na análise e interpretação dos dados. Como resultado ficou evidente o potencial do curso de formação, que proporcionou o aprimoramento de competências digitais dos professores devido às múltiplas linguagens e à diversidade de ferramentas tecnológicas que envolveu no decorrer do processo. Verificou-se que uma condição importante para a formação continuada é oferecer aos professores oportunidades para experimentar e refletir criticamente sobre o valor educativo das tecnologias digitais por meio de atividades práticas em colaboração com seus pares." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID12927_TB3398_04122022220957.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MONALISA PIVETTA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MONALISA" "autor_email" => "monalisa.silva@unoesc.edu" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }