Para falar sobre a ausência do ensino sobre o feminismo e da influência de grandes personalidades femininas na história do Brasil, e nas escolas brasileiras, precisamos nos atentar a um fato ainda mais profundo, sendo ele, a ausência do ensino de uma história da construção do povo brasileiro, mais próxima da realidade, nas escolas. É muito comum na elaboração de livros didáticos e em outras fontes voltadas ao ensino de educação básica, um foco maior na construção da história do Brasil a partir da invasão portuguesa, deixando de fora muitas vezes conteúdos sobre os povos originários, a grande influência dos povos africanos escravizados e focando apenas em fatos mais voltados para os povos europeus. Um exemplo disso é que mesmo que o continente africano, apesar que de forma infeliz, seja o continente com maior influência na cultura brasileira, pouco se aborda nas escolas a história da África e de seus povos. O povo brasileiro é influenciado desde os primeiros contatos com a história do Brasil a enxergar sua história composta de grandes heróis, dando a esses o reconhecimento de lutas que eles não travaram, ou travaram de maneira diferente do que é contado, e mesmo que hoje o acesso à informação seja mais acessível, ainda assim grande parte desses assuntos ainda se restringem ao ambiente acadêmico que como sabemos é de pouco acesso à população negra e pobre. Assim sendo, falta de informação a respeito da história do feminismo nas escolas, está totalmente conectada com a falta de informação do povo brasileiro de sua história como um todo e necessita ser investigada.