REGISTRAR E NARRAR: UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 90006 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3389 "inscrito_id" => 15855 "titulo" => "REGISTRAR E NARRAR: UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "Este texto tem como objetivo partilhar a experiência formativa vivida por uma professora de Educação Infantil da rede pública de Maricá/RJ quando passa a narrar/registrar em caderno de campo cenas do cotidiano de uma turma de crianças de 2 e 3 anos de idade do Maternal I. Mais do que momentos vividos, os relatos dão pistas da importância de ouvir as crianças e do processo formativo que a reflexão sobre a prática profissional pode proporcionar. A narrativa, mesmo que particular, remete a reflexão da prática profissional e pressupõe o outro sob a nova ótica daquele que foi marcado pelo vivido e agora assume a posição de narrador (BENJAMIN, 1994). Para Garcia e Abreu (2018) professores e professoras que contam sua história e traçam sua trajetória, deixam suas marcas e concretizam um processo formativo. As cenas partilhadas apontam para um caminho de escuta, reflexão, olhar atento e respeito à infância. A valorização do olhar da professora nos relatos do cotidiano de uma sala de aula evidencia a face política da educação que ganha força quando outras professoras vivenciam àquelas experiências divididas e planejam novos caminhos para o seu fazer cotidiano. Ao registrar/narrar/ler recorremos ao que Reyes (2010) chama de ferramentas mentais e simbólicas que nos ajudam a organizar o fluxo dos acontecimentos e pouco a pouco nos descobrimos, nos revelamos e acima de tudo nos deciframos na cadeia temporal instaurada na linguagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID15855_TB3389_10082022222658.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAYANE CABRAL LEITE" "autor_nome_curto" => "DAYANE" "autor_email" => "tutoradayanecabral@gmail." "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 90006 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3389 "inscrito_id" => 15855 "titulo" => "REGISTRAR E NARRAR: UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "Este texto tem como objetivo partilhar a experiência formativa vivida por uma professora de Educação Infantil da rede pública de Maricá/RJ quando passa a narrar/registrar em caderno de campo cenas do cotidiano de uma turma de crianças de 2 e 3 anos de idade do Maternal I. Mais do que momentos vividos, os relatos dão pistas da importância de ouvir as crianças e do processo formativo que a reflexão sobre a prática profissional pode proporcionar. A narrativa, mesmo que particular, remete a reflexão da prática profissional e pressupõe o outro sob a nova ótica daquele que foi marcado pelo vivido e agora assume a posição de narrador (BENJAMIN, 1994). Para Garcia e Abreu (2018) professores e professoras que contam sua história e traçam sua trajetória, deixam suas marcas e concretizam um processo formativo. As cenas partilhadas apontam para um caminho de escuta, reflexão, olhar atento e respeito à infância. A valorização do olhar da professora nos relatos do cotidiano de uma sala de aula evidencia a face política da educação que ganha força quando outras professoras vivenciam àquelas experiências divididas e planejam novos caminhos para o seu fazer cotidiano. Ao registrar/narrar/ler recorremos ao que Reyes (2010) chama de ferramentas mentais e simbólicas que nos ajudam a organizar o fluxo dos acontecimentos e pouco a pouco nos descobrimos, nos revelamos e acima de tudo nos deciframos na cadeia temporal instaurada na linguagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID15855_TB3389_10082022222658.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAYANE CABRAL LEITE" "autor_nome_curto" => "DAYANE" "autor_email" => "tutoradayanecabral@gmail." "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }