Este trabalho tem como objetivo investigar quais currículos, planejamentos e atividades foram vivenciados no Ensino Fundamental Anos Iniciais, em Alagoas, no contexto da pandemia Covid -19 – 2020/2021. Como recorte recorremos a três escolas públicas alagoanas, respectivamente nos municípios de Flexeiras, Maceió e Penedo. Trata-se de uma pesquisa de PIBIC do CEDU/UFAL (2021/2022). Buscamos observar se esses documentos possibilitaram reflexões sobre as Identidades e realidades dos estudantes, no contexto das aulas remotas, analisando até que ponto as escolas conseguem ir além das orientações/prescrições da Base Nacional Comum Curricular (2018), sabendo que a BNCC (2018) é lei sob a norma da Resolução (CNE/CP Nº 2/ 2017. DF: MEC/CNE), bem como o Referencial Curricular de Alagoas e de Maceió. Diante dessa problemática, apoiamo-nos numa abordagem de pesquisa qualitativa, procedendo a análise por meio da técnica metodológica de análise documental dos materiais didáticos usados pelos professores e dos planejamentos dos/as educadores/as de escolas públicas investigadas. Como base teórica em nossa investigação recorremos: Silva (2010), BNCC (2018), Bridi (2020), Libâneo (2006, 2021) entre outros autores. Entendendo que a escola pública tem funções relevantes junto aos estudantes, interligando as relações entre: saberes e Identidades dos sujeitos, que devem ser evidenciados nos planejamentos curriculares das escolas públicas e consequentemente nos seus PPPs. Os resultados obtidos mostram que duas escolas públicas, das três pesquisadas, implementaram ou estão em implementando neles a BNCC (2018). Diante das investigações, percebe-se que o contexto pandêmico, remoto, foi desafiador para escola, professores e alunos, principalmente por conta do poder aquisitivo diante das exigências de materiais tecnológicos digitais necessários.