Introdução: Atualmente é notória e indispensável a promoção uma educação escolar que faça a inclusão todos os estudantes por meio de estratégias didático-pedagógicas que considere a diversidade de alunos frequentes em sala de aula. Dessa maneira, esta pesquisa teve por objetivo o levantamento de produções científicas que tiverem a neurociência cognitiva como pano de fundo para promoção da aprendizagem como apoio para o desenvolvimento de recursos facilitadores da aprendizagem de estudantes da educação básica. Materiais e Métodos: Assim, a revisão sistemática foi realizada junto a base de dados Periódicos CAPES, SCIELO, Scholar de março à agosto de 2022, tomando como referência as produções dos últimos cinco anos. Foi realizada uma busca permitindo a catalogação e identificar 10 artigos apropriados ao objetivo descrito e critérios estabelecidos no estudo. Os dados foram inseridos em tabela e a análise destes estudos foram feitas por meio da abordagem de pesquisa qualitativa. Resultados: partindo da análises dos artigos, encontrou-se certa dificuldades em desenvolver diálogo da área da ciências da saúde e as ciências da educação, requerendo de certa forma a intersecção de outras ciências, no caso da Psicologia, Psicopedagogia. Conclusão: vale ressaltar que a temática é de fundamental importância para o desenvolvimento de estratégias didático-pedagógicas que proporcione a inclusão de todos os estudantes em ambientes escolares da educação básica. Os resultados mostraram carência de estudos na área, portanto, ainda pouco explorada, no que sugerimos uma pesquisa sistemática para esclarecer essas lacunas deixadas nesse estudo.