SANTOS, Rafael Henrique Trajano et al.. Oficina de matemática: entre números e bytes. Anais VIII CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2022. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/89458>. Acesso em: 22/12/2024 11:59
O presente material contém a descrição de uma ação que foi desenvolvida junto a vinte escolas estaduais de Ensino Médio, consideradas escolas de impacto, jurisdicionadas à Gerência Regional Metropolitana Sul. Com foco na área de Matemática e suas Tecnologias, esta ação pedagógica utilizou recursos digitais como ferramentas para auxiliar no ensino-aprendizagem dos descritores de Matemática, especialmente aqueles em que as escolas apresentaram nível de desenvolvimento inferior ao esperado, tendo como base a métrica estabelecida pelas avaliações internas e externas. A ideia é consolidar por meio de um ensino baseado em conceitos de gamificação e ludicidade, a apropriação dos conceitos matemáticos durante as atividades escolares. A primeira etapa foi a dialogação com as escolas, explicando todo o contexto e a ideia da proposta, na segunda etapa realizou-se a visitação nas escolas e trabalhou-se com os alunos das turmas de terceiros anos, levando tanto a versão digital dos jogos quanto a versão física deles, pois além de ser mais simples de aplicar em conjunto com a turma, possibilitou também a adaptação da mesma para o cotidiano escolar, em concomitante respeito com a realidade de cada escola da rede estadual e o terceiro momento consiste em realizar resolução dialogada de problemas de Matemática relacionados aos descritores trabalhados nos jogos. Como resultado, houve uma melhora da atenção e dedicação quanto aos objetos de conhecimento trabalhados e como perspectiva almejamos a melhora no desempenho nas avaliações educacionais da rede, além de uma integração maior entre os professores da rede e os professores formadores.