AVALIAÇÃO DO PERFIL DISCENTE, SOB A ÓPTICA DOS PROFESSORES, NAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DA SEDE DO MUNICÍPIO DE PEDRA BRANCA-CE EM 2020
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89912 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3272 "inscrito_id" => 15804 "titulo" => "AVALIAÇÃO DO PERFIL DISCENTE, SOB A ÓPTICA DOS PROFESSORES, NAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DA SEDE DO MUNICÍPIO DE PEDRA BRANCA-CE EM 2020" "resumo" => "A decisão de se avaliar o perfil discente sob a óptica dos professores é justificada a partir da compreensão de que é necessário que o próprio docente promova uma autoavaliação de seu trabalho, sendo esta reconhecida como um processo de metacognição. O trabalho teve como objetivo avaliar o perfil discente a partir dos docentes em 3 Escolas de ensino médio do município de Pedra Branca, Ceará, contemplando o tripé do ensino: o aluno, o professor e a escola. Para a construção dessa pesquisa foi realizado um questionário, visando o levantamento dos dados necessários. As perguntas foram definidas no formato de múltipla escolha. Pode-se verificar que ainda há um grande déficit de aprendizagem dos alunos quando se aborda a genética no ensino médio. Além disso, ainda há uma grande carência de aulas que tragam o conteúdo de genética do ensino médio para a realidade em que os alunos estão inseridos. Mesmo com grande parte dos entrevistados apontando a genética como de grande relevância no ensino médio, ainda se observa uma grande parcela de alunos que apresentam pouco interesse pelo conteúdo, o que suscita a otimização do processo de ensino-aprendizado no que tange ao melhor aproveitamento discente e prática docente nessa área de ensino." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID15804_TB3272_16082022134437.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCOS ANTONIO CEZARIO DIAS" "autor_nome_curto" => "MARCOS DIAS" "autor_email" => "marcosantonio10045@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89912 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3272 "inscrito_id" => 15804 "titulo" => "AVALIAÇÃO DO PERFIL DISCENTE, SOB A ÓPTICA DOS PROFESSORES, NAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DA SEDE DO MUNICÍPIO DE PEDRA BRANCA-CE EM 2020" "resumo" => "A decisão de se avaliar o perfil discente sob a óptica dos professores é justificada a partir da compreensão de que é necessário que o próprio docente promova uma autoavaliação de seu trabalho, sendo esta reconhecida como um processo de metacognição. O trabalho teve como objetivo avaliar o perfil discente a partir dos docentes em 3 Escolas de ensino médio do município de Pedra Branca, Ceará, contemplando o tripé do ensino: o aluno, o professor e a escola. Para a construção dessa pesquisa foi realizado um questionário, visando o levantamento dos dados necessários. As perguntas foram definidas no formato de múltipla escolha. Pode-se verificar que ainda há um grande déficit de aprendizagem dos alunos quando se aborda a genética no ensino médio. Além disso, ainda há uma grande carência de aulas que tragam o conteúdo de genética do ensino médio para a realidade em que os alunos estão inseridos. Mesmo com grande parte dos entrevistados apontando a genética como de grande relevância no ensino médio, ainda se observa uma grande parcela de alunos que apresentam pouco interesse pelo conteúdo, o que suscita a otimização do processo de ensino-aprendizado no que tange ao melhor aproveitamento discente e prática docente nessa área de ensino." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID15804_TB3272_16082022134437.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCOS ANTONIO CEZARIO DIAS" "autor_nome_curto" => "MARCOS DIAS" "autor_email" => "marcosantonio10045@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }