A Pandemia da COVID-19 impactou efetivamente diferentes áreas nos aspectos da vida social, mudanças tiveram que acontecer em todos os cenários de relacionamento humano, especificamente na educação, foram mudanças que mexeram com os(as) professores(as), estes(as) tiveram que se reinventar. Sendo assim, o presente artigo tem como objetivo: analisar a construção do saber docente no percurso de formação que o(a) professor(a) necessitaria ter no período de antes, durante e pós pandemia. Neste contexto, pensando nas desigualdades sociais presentes no cenário educativo, surge a ideia de discutir sobre a “atuação do(a) professor(a)”, sendo esse o objeto de estudo desta pesquisa. Os desafios em sala de aula são constantes, há uma precarização nos espaços de atuação docente que afeta a ação profissional dos(as) educadores(as), contudo, é necessário discutir sobre o “novo professor”. E para nos ajudar nessa construção formativa iremos nos debruçar dos estudos de TARDIF (2001); MORAN (2021); LESSARD E LAHAYE (1991) E DELORS (2001) entre outros autores e estudiosos que buscam identificar o papel do “novo professor” no cenário educativo através de saberes docentes profissionais e humanos que possam colaborar para o processo de ensino e a aprendizagem.