O trabalho tem como objetivo a exploração de um filme que retrata uma história real “O enigma de Kaspar Hauser”, sob uma perspectiva teórica sócio-interacionista. Trata-se de uma pesquisa documental e bibliográfica e de abordagem qualitativa, onde utilizou-se além do filme mencionado, outras fontes para enriquecer e comprovar o pensamento de Vygotsky sobre a teoria sócio interacionista. Esta caracterização do referido estudo está pautada em Flick 2009, em que escreve que a pesquisa documental recorre a fontes mais diversificadas e dispersas, com o objetivo de extrair informações nela contidas, a fim de compreender um fenômeno enquanto que a bibliográfica analisa documentos de cunho científico que já são reconhecidos e de domínio público. Os aspectos teóricos trazidos neste texto baseiam-se na obra “Teorias de Aprendizagem” de Marco Antônio Moreira e tentam fundamentar cientificamente o processo de aprendizagem e o desenvolvimento cognitivo a partir da teoria histórico-cultural de Lev Semenovich Vygotsky que considera que o ser humano se desenvolve e aprende por meio da interação social, modificando o meio e, ao mesmo tempo, sendo modificado por ele. No trabalho é feita a exposição textual de algumas cenas do filme em questão, tentando correlacionar com a teoria sociointeracionista e não há dúvidas de que a breve história de vida de Kaspar Hauser, que protagoniza a história analisada, certifica que as influências e interações sociais são mais importantes para o desenvolvimento humano do que as questões biológicas. De antemão, é importante salientar que a proposta de análise aqui apresentada reflete as compreensões e discussões dos autores, não sendo, portanto, capaz de finalizar as discussões acerca do tema e, menos ainda, se fazer como verdades absolutas. Pelo contrário, esta análise propõe-se a abertura de novas reflexões a aprendizados no âmbito da psicologia educacional.