Este artigo é resultado de pesquisa bibliográfica vinculada ao projeto de pesquisa “O ensino na perspectiva pedagógica de Gramsci: um estudo em uma escola de educação infantil de Humaitá-AM” de Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências e Humanidades (PPGECH) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) campus de Humaitá. O objetivo é investigar a Educação Infantil através da metodologia do professor fomentando a construção do ensino para a cidadania. Aprofunda-se o conceito de cidadania e analisa a prática do professor A metodologia utilizada de caráter bibliográfico e qualitativo. Nessa perspectiva é necessário que a criança tenha voz ativa, iniciada na Educação Infantil, com ações necessárias que diz respeito a um ser cidadão. Em termos de resultados, conforme os artigos e documentos pesquisados, constata-se que a Educação Infantil, apesar dos avanços na última década, precisa-se ampliar as políticas públicas de valorização docente nessa área e ampliar a oferta de vagas e escolas desse nível de educação, em todas as regiões do país, conforme destaca o último Censo da Educação Infantil do INEP/MEC 2021.