Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA EM BUSCA DE SABERES, DIÁLOGOS E CONSTRUÇÕES COLETIVAS NUM MOVIMENTO DE PENSAR E (RE)PENSAR AS EXPERIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 09 - Educação Infantil
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 89893
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 3247
    "inscrito_id" => 9419
    "titulo" => "COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA EM BUSCA DE SABERES, DIÁLOGOS E CONSTRUÇÕES COLETIVAS NUM MOVIMENTO DE PENSAR E (RE)PENSAR AS EXPERIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "Considerando que o professor aprende na experiência da Educação Infantil, e que no dia a dia deve ser assegurado às crianças experiências que as afetem e proporcionem a construção de saberes para a vida, é essencial a reflexão sobre o que é a experiência na educação infantil. Através da Secretaria Municipal de Educação de Caraguatatuba eu Coordenadora tenho a oportunidade de participar do Projeto “VIM Encantar” que busca fortalecer e valorizar o papel formativo dos coordenadores, de forma que esses profissionais sejam capazes de contribuir para a efetivação de práticas mais éticas, humanizadas com fundamentação teórica, sempre com foco nas demandas cotidianas destes profissionais. Em um dos encontros foi proposto pela formadora que nós coordenadoras tivéssemos um diálogo formativo com uma professora, refletindo sobre o conceito de Experiência e a Educação Infantil. A partir dessa experiência vivenciada por mim e uma das professoras que compõe nossa equipe este relato de experiência emergiu. Essa proposta, portanto, dialoga com uma prática respeitadora e consensual, em um lócus emergido de altruísmo, humanidade, saberes teóricos e práticos, com foco na reflexão para a transformação e autonomia, pensando juntas o conceito de experiência mediante as diferentes infâncias presentes neste Centro de Educação Infantil. A partir desse viés, aprofundamos os saberes sobre a temática através da leitura de artigos para nutrir de saberes pertinentes que deram subsídios para a geração do planejamento semanal que posteriormente discutimos objetivando potencializar as reflexões sobre este conceito: a Experiência. O artigo busca, portanto, mostrar de forma suscinta este percurso de formação em serviço desde o planejamento, a proposta (jornada) e a forma como as crianças experienciaram este momento. A jornada foi aplicada na semana seguinte, os espaços foram cuidadosamente organizados e as crianças vivenciaram ali, momentos valiosos de felicidade e aprendizagem significativa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID9419_TB3247_17082022221441.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAMILA PIMENTEL MACHADO GONÇALVES"
    "autor_nome_curto" => "Camila Pimentel Machado G"
    "autor_email" => "machado_goncalves@yahoo.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ (UNITAU)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 89893
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 3247
    "inscrito_id" => 9419
    "titulo" => "COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA EM BUSCA DE SABERES, DIÁLOGOS E CONSTRUÇÕES COLETIVAS NUM MOVIMENTO DE PENSAR E (RE)PENSAR AS EXPERIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "Considerando que o professor aprende na experiência da Educação Infantil, e que no dia a dia deve ser assegurado às crianças experiências que as afetem e proporcionem a construção de saberes para a vida, é essencial a reflexão sobre o que é a experiência na educação infantil. Através da Secretaria Municipal de Educação de Caraguatatuba eu Coordenadora tenho a oportunidade de participar do Projeto “VIM Encantar” que busca fortalecer e valorizar o papel formativo dos coordenadores, de forma que esses profissionais sejam capazes de contribuir para a efetivação de práticas mais éticas, humanizadas com fundamentação teórica, sempre com foco nas demandas cotidianas destes profissionais. Em um dos encontros foi proposto pela formadora que nós coordenadoras tivéssemos um diálogo formativo com uma professora, refletindo sobre o conceito de Experiência e a Educação Infantil. A partir dessa experiência vivenciada por mim e uma das professoras que compõe nossa equipe este relato de experiência emergiu. Essa proposta, portanto, dialoga com uma prática respeitadora e consensual, em um lócus emergido de altruísmo, humanidade, saberes teóricos e práticos, com foco na reflexão para a transformação e autonomia, pensando juntas o conceito de experiência mediante as diferentes infâncias presentes neste Centro de Educação Infantil. A partir desse viés, aprofundamos os saberes sobre a temática através da leitura de artigos para nutrir de saberes pertinentes que deram subsídios para a geração do planejamento semanal que posteriormente discutimos objetivando potencializar as reflexões sobre este conceito: a Experiência. O artigo busca, portanto, mostrar de forma suscinta este percurso de formação em serviço desde o planejamento, a proposta (jornada) e a forma como as crianças experienciaram este momento. A jornada foi aplicada na semana seguinte, os espaços foram cuidadosamente organizados e as crianças vivenciaram ali, momentos valiosos de felicidade e aprendizagem significativa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID9419_TB3247_17082022221441.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAMILA PIMENTEL MACHADO GONÇALVES"
    "autor_nome_curto" => "Camila Pimentel Machado G"
    "autor_email" => "machado_goncalves@yahoo.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ (UNITAU)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Considerando que o professor aprende na experiência da Educação Infantil, e que no dia a dia deve ser assegurado às crianças experiências que as afetem e proporcionem a construção de saberes para a vida, é essencial a reflexão sobre o que é a experiência na educação infantil. Através da Secretaria Municipal de Educação de Caraguatatuba eu Coordenadora tenho a oportunidade de participar do Projeto “VIM Encantar” que busca fortalecer e valorizar o papel formativo dos coordenadores, de forma que esses profissionais sejam capazes de contribuir para a efetivação de práticas mais éticas, humanizadas com fundamentação teórica, sempre com foco nas demandas cotidianas destes profissionais. Em um dos encontros foi proposto pela formadora que nós coordenadoras tivéssemos um diálogo formativo com uma professora, refletindo sobre o conceito de Experiência e a Educação Infantil. A partir dessa experiência vivenciada por mim e uma das professoras que compõe nossa equipe este relato de experiência emergiu. Essa proposta, portanto, dialoga com uma prática respeitadora e consensual, em um lócus emergido de altruísmo, humanidade, saberes teóricos e práticos, com foco na reflexão para a transformação e autonomia, pensando juntas o conceito de experiência mediante as diferentes infâncias presentes neste Centro de Educação Infantil. A partir desse viés, aprofundamos os saberes sobre a temática através da leitura de artigos para nutrir de saberes pertinentes que deram subsídios para a geração do planejamento semanal que posteriormente discutimos objetivando potencializar as reflexões sobre este conceito: a Experiência. O artigo busca, portanto, mostrar de forma suscinta este percurso de formação em serviço desde o planejamento, a proposta (jornada) e a forma como as crianças experienciaram este momento. A jornada foi aplicada na semana seguinte, os espaços foram cuidadosamente organizados e as crianças vivenciaram ali, momentos valiosos de felicidade e aprendizagem significativa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.