Sempre foram criados estereótipos acerca do ensino das ciências, principalmente nas ciências exatas e da natureza, pois na maioria das vezes os alunos se preocupam mais com fórmulas e cálculos do que em aprender e contextualizar a ciência no dia a dia. A área da ciência é fundamental para entendermos alguns fenômenos cotidianos, como a compreensão da natureza elétrica da matéria. O estudo da natureza elétrica da matéria está entre os de maior dificuldade de compreensão por parte dos alunos, isso traz a necessidade de uma abordagem mais simplista e prática do conteúdo, o uso da experimentação vem sendo bastante abordado no ensino das ciências, principalmente de Física e Química, com o intuito de facilitar o processo de aprendizagem aliando a teoria à prática. Assim, o presente artigo teve como intuito a investigação de trabalhos na literatura que fizeram o uso da experimentação para o ensino da natureza elétrica da matéria como forma de facilitar a aprendizagem. Foi realizada uma busca por artigos nas plataformas do Google Acadêmico e Periódico Capes, as palavras chaves utilizadas na busca foram: experimentos de baixo custo, uso da experimentação no ensino de ciências, bobina de Tesla e natureza elétrica da matéria, gaiola de Faraday. Foram encontrados 52 artigos, dos quais selecionou-se apenas 15 que estavam dentro da temática aqui apresentada. Os artigos foram analizados e observou-se que o uso da experimentação ajudou na compreensão do tema apresentado e além disso despertou interesse, por parte dos discentes, no conteúdo abordado. Portanto, diante da pesquisa realizada foi possível verificar que o uso da experimentação além de auxiliar a aprendizagem, aproxima o conteúdo abordado da realidade do aluno.