Este artigo tem como objetivo refletir sobre a prática docente acerca do uso das tecnologias e de que forma possibilitam novas estratégias para o ensino e aprendizagem dos alunos. O referido estudo foi baseado nas obras de GADOTTI (2001), KENSKI (2003), SANCHO (2001), MORAN (2000) entre outros. Para tal, realizou-se uma pesquisa de campo, usou-se como instrumento para a coleta e produção dos dados a observação e um questionário sobre o contexto em questão que foram aplicados a __ docentes do ensino fundamental anos iniciais da rede pública do município de Tibau do Sul/RN. As análises evidenciaram que os recursos tecnológicos e as metodologias incorporados a prática docente modificam a atuação mecânica do professor. Neste particular, não se pode deixar de citar que o aluno também precisa ter pré-disposição para o ato de aprender, visto que facilita para absorção de conhecimento; os inúmeros desafios encontrados pelos docentes acerca do uso das ferramentas tecnológicas no fazer pedagógico possibilitam um desenvolvimento significativo no processo de aprendizagem dos alunos quando empregadas de maneira consciente e coerente, como também mostrou que a influência das tecnologias da informação e comunicação na configuração do mundo atual permite ao aluno a interagir de forma mais independente. Portanto, é necessário que os docentes construam conhecimentos sobre a utilização dos recursos tecnológicos no cotidiano escolar, pois ampliam e tornam o processo ensino e aprendizagem mais significativos.