Adquirir uma língua é de suma importância para nossa afirmação na sociedade. A língua está diretamente ligada à cultura, à identidade e à comunicação. Partindo de uma perspectiva bilíngue, o presente trabalho pesquisa os efeitos da aquisição tardia da língua de sinais no desenvolvimento cognitivo dos surdos e no aprendizado do português na modalidade escrita, devido à importância no letramento bilíngue do Surdo. Naturalmente, as crianças vêm a serem fluentes na língua acessível a elas, desde que expostas a língua de maneira efetiva. No caso da criança surda frente ao diagnóstico tardio da surdez, seguido pela resistência por parte da família na aceitação desta condição e/ou do aprendizado da Libras, por se tratar de famílias ouvintes, esse contato se dá de forma tardia e insatisfatória, prejudicando seu desenvolvimento cognitivo. Para averiguar tais efeitos da aquisição tardia da língua natural do surdo em sua produção linguística em fase escolar, foi realizada uma pesquisa com duas alunas do ensino fundamental, com diferentes caminhos no que diz respeito ao contato e uso da língua de sinais, das quais se avaliou a capacidade de leitura em português, o uso da Libras para reproduzir o entendimento da leitura e a reescrita em português desse texto.