A presente pesquisa aqui apresentada aborda relatos e experiências vivenciadas em uma escola municipal de São Luís, sobre educação patrimonial para ensinar história e demais componentes curriculares, ou seja, de forma interdisciplinar. A relação que existe entre o profissional de guia de turismo, educação e patrimônio, proporciona saberes, aguça memórias, sentimentos de pertencimentos ao vincular a importância da preservação das edificações que existem na cidade., através dos monumentos históricos, onde eles despertam a curiosidade das crianças, ao compararem com os objetos pessoais, suas casas, seus bairros e até mesmo o espaço escolar. Existe uma importância latente ao vincular o trabalho feito pelo guia de turismo, principalmente, quando o mesmo é o professor regente, com as estratégias de ensino e aprendizagem através do city tour feito pelas ruas históricas. O objetivo da pesquisa é fazer com que os estudantes façam uma relação com seu patrimônio, o da escola e o da cidade, com isso, possam internalizar, de forma lúdica, aprendizagens significativas sobre a história local. Vale ressaltar que, o estudo foi desenvolvido na Unidade de Educação Básica Alberto Pinheiro, localizada no centro histórico de São Luís-MA, espaço de grandes significações e construções de sensibilidades por meio da memória afetiva com relação ao que venha ser patrimônio. A metodologia utilizada foi realizada através de sensibilização com as crianças, onde elas foram orientadas a levar para escola, objetos, que guardam em casa e tem um grau de importância em suas vidas. em seguida foi pedido que elas fizessem uma relação com o patrimônio da escola e do centro de São Luís, considerada como Patrimônio Cultural da Humanidade, segundo a UNESCO. Na culminância, fizemos um tour afim de que todos pudessem contemplar a patrimonialização da cidade.