A presente pesquisa tem como objetivo verificar a presença de profissionais com algum tipo de deficiência e/ou necessidades especiais nas unidades de ensino do município de Timbiras, localizado no Estado do Maranhão. Os principais autores que sustentaram as reflexões deste estudo foram: Mantoan (2002); Figueira (2013); e Silva e Helal (2017), que elencam e debatem os comportamentos, hábitos e/ou condutas sociais que influenciam o modo de vida em sociedade, e os reflexos que estes modos interferem no processo de inclusão. Estes autores aqui citados colaboram na atividade metodológica adotada, de cunho qualitativo, partindo da análise dos argumentos dados em entrevistas por gestores, supervisores e pela Secretária Municipal de Educação. Identificamos que no quadro de profissionais da educação do munícipio não temos dados de professores com algum grau de deficiência atuando em sala de aula, constatamos, no entanto, a presença de supervisores escolares, desempenhando suas funções. Para tanto, nossa pesquisa se pautou na experiência e relato destes profissionais pontualmente. Concluímos que, apesar de termos ao nosso dispor leis e sansões que viabilizam e garantem o direito das pessoas com deficiência e/ou necessidades especiais nos diversos âmbitos da sociedade, nos pautando aqui principalmente no ambiente escolar, podemos notar ainda que temos um longo caminho a percorrer para alcançar o que pretendemos e entendemos por inclusão.