A Organização das Nações Unidas, no primeiro semestre de 2020, relatou que mundialmente de cada 10 estudantes 9 estão momentaneamente fora da escola devido à Pandemia. Além disso, o Conselho Nacional de Educação (CNE), considerando as implicações do contexto padêmico, preconizou que houvesse uma reorganização de ações pedagógicas devido à suspensão temporária das atividades escolares presenciais, mesmo que de forma parcial. Este cenário evidencia que a volta do ensino presencial nas escolas públicas perpassa pela precarização da estrutura social e escolar, pois as aulas remotas podem ter deixado sequelas no aprender do aluno, as quais precisarão de um tempo para serem atenuadas. Nesse sentido, o referente trabalho busca pesquisar as causas das dificuldades na produção textual do educando do 9° ano nesse período pós-pandêmico e sinalizamos como questão que causas colaboraram para que o aprendiz do 9º ano tivesse mais dificuldade para produzir textos coesos e coerentes na pós-pandemia? Nessa perspectiva, apontamos como hipóteses que a ausência da leitura é um dos fatores que mais contribuíram para a intensificação desta problemática e a metodologia usada, nessa ocasião, também pode ter implicado no aprendizado da construção de texto. Salientamos que o interesse pelo estudo surgiu durante as vivências no estágio supervisionado no contexto atual, pois percebemos na sala de aula um quadro pedagógico bastante fragilizado, precisando de intervenção para atenuar a situação. Para realizar esta investigação, optamos por procedimento metodológico a pesquisa qualitativa, pois focalizaremos análise e interpretação de dados sem nos preocuparmos com quantificação e faremos um estudo de campo que será desenvolvido numa escola pública de Pernambuco, além de entrevista com professores e alunos e estudo bibliográfico de pesquisas desenvolvidas nesse momento de aulas remotas.