Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROPOSTA DE ATIVIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES METACOGNITIVAS DE LEITURA A PARTIR DO POEMA “PENSE GRANDE” DE MEL DUARTE.

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Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

O ensino de Língua Portuguesa tem sido um desafio para os professores, uma vez que eles enfrentam grandes dificuldades não apenas estruturais, mas em ultrapassar metodologias tradicionais aprendidas no decorrer da vida estudantil, seja pela escassa reflexão, inovação e formação acadêmica, pela fidelidade no uso do livro didático ou pela relutância em buscar conhecimentos e práticas exitosas que contribuem para a melhoria desse ensino. Após análise de alguns modelos estratégicos, propomos nos despir dos programas tradicionais de leitura, onde o aluno atua como leitor passivo, que responde, mas não constrói o ensino, que segue as orientações sem entender o sentido e funcionalidade para assumirmos uma proposta interacionista com estratégias metacognitivas de leitura. Essa perspectiva, auxilia o leitor a compreensão textual com maior eficácia a partir do planejamento, monitoração e regulação dos próprios processos cognitivos, objetivando o processo e o produto da leitura. Essas estratégias são utilizadas antes, durante e depois do processo metacognitivo. Na pré-leitura, fazemos uma análise geral do texto (título, tópicos e marcas tipográficas); durante essa leitura, selecionamos as informações relevantes, confrontamos e analisamos com as reflexões da predição e, por último, refletimos sobre o significado da mensagem do texto. Nesse cenário, elaboramos uma proposta de trabalho com o poema “Pense grande” (2021), de Mel Duarte. Seus poemas representam a negritude feminina que transcende os estereótipos. Essa poetisa aborda temas sociais polêmicos, vivências, dores, preconceitos e resistência ao racismo estruturado. Nos seus poemas, Duarte convida todos a resistir e revolucionar, buscando a autoestima da mulher na literatura afro-brasileira. Para tanto, contamos com os pressupostos de Duke & Pearson (2002), Flavell (1979), Bolívar (2002), Mokhtari e Reichard (2002), dentre outros. A ideia é promover o letramento literário ao tempo em que debatemos temáticas sociais que auxiliem o aluno no desenvolvimento de sua criticidade e na sua formação humana.

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