SANTOS, Antônio Hamilton Dos et al.. . Anais VIII CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2022. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/89805>. Acesso em: 21/11/2024 15:54
Este trabalho traz a possibilidade de propor novas alternativas para o ensino de química orgânica no ensino médio de forma a se obter uma aprendizagem significativa. Extraímos óleos essenciais de vegetais aromatizados, com a técnica de destilação por arraste a vapor. Esses óleos não são chamados “essenciais” por terem algum papel fundamental na saúde humana, mas porque são os responsáveis pelo odor característico (a “essência”) das plantas de onde são extraídos. Um nome melhor seria “óleos voláteis”, porque evaporam rapidamente em contato com o ar. Óleos essenciais são usados para produzir perfumes e adicionar aroma a cosméticos e produtos de limpeza. Também são usados como aromatizantes em alimentos e bebidas, e têm sido utilizados, historicamente, como tratamentos médicos por aplicação na pele, por ingestão ou por inalação, sendo esta última prática comumente chamada de "aromaterapia". As extrações foram realizadas no laboratório da Escola. Visamos motivar os alunos ao estudo das disciplinas científicas, mostrar a importância das ciências e contribuir para desmistificar o ensino de química. Nossos propósitos têm sido atingidos. Observamos grande motivação e interesse em aprender por parte das alunas que trabalham conosco, tanto na parte teórica quanto na parte experimental. Esse trabalho é realizado por alunos do Grupo de Pesquisa DomTec, do Centro de Excelência Dom Luciano José Cabral Duarte