O uso de tais artefatos na educação proporciona um melhor desenvolvimento e interpretação do conteúdo abordado, além de tirar a mecanicidade do ensino de conceitos e fórmulas. A história em quadrinho é um estilo literário bastante utilizado pela área das linguagens há um bom tempo. O presente trabalho se propôs em criar e utilizar Histórias em Quadrinho no contexto escola nas disciplinas de Biologia, Citologia e Histologia e Microbiologia, para os alunos de ensino médio e técnico, do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IEMA. desenvolvimento do trabalho se deu por intermédio da união de alunos e professor para a criação de Histórias em quadrinho (HQ) utilizando plataforma online Pixton (https://www.pixton.com/). Através da realização deste trabalho, não somente obteve-se novos artefatos educativos a serem utilizados em sala de aula, para o ensino de disciplinas diversas. Como também foi possível proporcionar maior interação dos alunos com o conteúdo abordado e com o professor. A produção de histórias em quadrinhos por alunos e professor é eficaz e proveitoso no que diz respeito ao aprendizado dos assuntos, haja vista que os torna mais lúdicos. Possibilita interação entre os mesmos e entre o professor com eles, além de possibilitar criação de material de qualidade e que possa futuramente gerar obras maiores, tais como livros de ilustração educativa.