Este estudo, encontra-se em andamento, e tem como objetivos traçar o perfil feminino do Centro de Excelência Dom Luciano José Cabral Duarte analisar os possíveis entraves em sua inclusão, na escola, investigando quais as dificuldades enfrentadas por essas alunas diante de uma escola que funciona em tempo integral, onde a convivência diária e de no mínimo 8 horas diárias elas são como grupos , conduzidos à invisibilidade constroem estratégias de ação, fugindo ao silenciamento, fazendo-se presente na área educacional. Utilizamos uma abordagem qualitativa, que permite examinar melhor os vários aspectos dos temas que queremos analisar, os quais nesse estudo são as dificuldades que esse perfil feminino pode sofrer diante de um sistema integral, onde queremos saber quais os entraves na inclusão do gênero feminino na Escola; realizamos uma revisão bibliográfica em busca de estudos cujas discussões são afins à temática ora em relevo e procedemos a aplicação de um questionário tipo forms com a finalidade de traçar as características dessas meninas que compõem o quadro de alunas do Centro de Excelência. Numa análise inicial, constatamos: desejamos que as alunas se percebam de forma favorável em relação a situações desfavoráveis aos alunos geralmente, seu ingresso na escola associa-se à procura de melhoria nas condições de vida, uma vez que, em geral, são oriundas das camadas com poder aquisitivo sociais de média para baixo. A continuidade e conclusão da pesquisa certamente trarão novos elementos para a construção do perfil dessas alunas. Esse trabalho é realizado por alunos do Grupo de Pesquisa DomTec, do Centro de Excelência Dom Luciano José Cabral Duarte