Em 2020, em virtude da pandemia causada pelo novocoronavírus, as aulas em nosso estado ocorreram em modelo remoto e fui convidada pela Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco para desenvolver um trabalho de educação ambiental, escolhendo como tema o processo de saponificação, com o objetivo de estimular nos alunos uma reflexão sobre os danos ambientais causados pelo descarte inadequado do óleo de cozinha. A educação ambiental precisa ser inserida no contexto escolar, desenvolvendo nos educandos valores e habilidades voltadas a preservação do planeta (KLAUK, 2010). Em 2021 realizamos com os alunos do 1 ano do ensino médio da Escola São Francisco de Assis, uma pesquisa para saber qual o local em que os alunos e seus familiares descartam o óleo de cozinha usado. Entrevistamos 100 alunos e como resultado da pesquisa, concluímos que 95% descartam o óleo de cozinha usado na pia, trazendo grandes prejuízos ao meio ambiente e apenas 5% dão uma destinação correta a este resíduo. Segundo Lopes (2009) o descarte inadequado do óleo de cozinha pode gerar graves danos ao meio ambiente, danificando tubulações de esgoto, encarecendo seu tratamento, e chegando aos rios, pode impermeabilizar leitos e solos, causando a morte de diversas espécies. Os alunos foram orientados a coletar em suas residências o óleo de cozinha usado, em seguida realizamos aulas teóricas sobre o tema e posteriormente realizamos a produção de sabão com o intuito de promover uma campanha para doação do sabão à comunidade. Publicamos o trabalho desenvolvido na escola, na 27 edição da Ciência Jovem, promovida pelo Espaço Ciência em 2021. Esperamos com este relato da experiência pedagógica desenvolvida, contribuir para a formação de estudantes de graduação e sensibilizar professores quanto a importância de desenvolver projetos com a temática ambiental.