O presente artigo foi elaborado com o objetivo de explorar as contribuições do ensino de arte e geografia para a construção da cultura assim como da consciência cultural, um tema pouco explorado, entretanto, possuí numerosa relevância para o homem e sua sociedade. Para tanto foi elaborada uma pesquisa de cunho bibliográfica cujas referências se encontram nos trabalhos Coli (1995), Eagleton (2011) e Porto e Vlach (2015). Diante da temática abordada pelo artigo, está tanto uma breve compreensão do ensino de arte e geografia, e sobretudo quais áreas de seus saberes se interligam e contribuem com essas constituições de cultura e de consciência cultural, para além desses parâmetros transcorreu-se sobre o porquê de a cultura ter relevância para a educação e por qual motivo os educadores deveriam se atentar para esse elemento fundamental do sujeito. Foi preciso de início delinear o caminho desses ensinos para que se fosse possível chegar as devidas contribuições que o conteúdo deste artigo traz para a educação. Logo em seguida foi abordada a questão fundamental deste presente trabalho, que consiste em estabelecer uma devida importância para a reflexão dessa tal temática. Por fim se estabelece um apanhado de reflexões, que sugere que haja mais trabalhos a serem elaborados a partir desse mesmo tema para que com o tempo e a partir de novas reflexões tal problemática se complemente cada vez mais afim de que o educador possa se apoderar de tais conhecimentos para compreender-se tanto quanto contribuir para que seus educandos compreendam a si próprios.