Neste estudo objetivamos compreender potencialidades e desafios evidenciados por discentes de um curso de Mestrado na disciplina “Estudos Orientados” que foi realizada de forma remota. Essa disciplina é ofertada semestralmente aos discentes do curso e é ministrada pelos docentes orientadores de Dissertação. Numa perspectiva qualitativa, este trabalho situa-se como relato de experiência e caracteriza-se como um estudo de campo (GIL, 2002). As experiências aqui relatadas são de dois discentes das turmas de 2020 e de 2021. Os resultados evidenciam como potencialidades a metodologia utilizada pelo professor que permitiu aos discentes refletir criticamente sobre a pesquisa a ser desenvolvida na Dissertação, sobretudo devido à produção individual de um diário de formação. Dentre as demais atividades desenvolvidas são mencionadas: reuniões virtuais mediadas pelo professor por meio da Plataforma Google Meet; momentos coletivos de escuta e partilha, no qual os discentes puderam discorrer e ouvir os colegas da turma sobre seus estudos; produção de artigos com mestrandos de outros Programas de Pós-Graduação; diálogo com docentes (convidados pelo professor orientador) do curso e de outros departamentos da instituição que participaram de alguns encontros. No que se refere às dificuldades: a falta de contato pessoal e conexão ruim da internet que fragilizaram a participação de discentes em algumas ocasiões. Em relação aos desafios, a instituição de ensino poderia ter desenvolvido ações para viabilizar e garantir o acesso e a participação dos discentes nas aulas, como fornecer chips com acesso à internet de qualidade para os alunos. É possível evidenciar com suporte nos estudos da disciplina citada que a experiência e as reflexões delineadas na interação professor-aluno, bem como as potencialidades suscitaram a importância dos diários de formação como meio de avaliação e sobretudo de formação e autoformação e como um exercício para aprimoramento da escrita acadêmica, fator positivo para o desenvolvimento da escrita dissertativa.