A avaliação da aprendizagem vem sendo discutida nas escolas a partir dos reflexos deixados pela pandemia e pelas marcas impregnadas pelo ensino remoto. Diante disso, tornou-se imprescindível refletir sobre a avaliação da aprendizagem e suas implicações nos processos de ensino e de aprendizagem, seja ela em sua dimensão diagnóstica, contínua, formativa e somativa. Fundamentado neste contexto, o presente artigo tem como objetivo analisar o papel da avaliação da aprendizagem na escola de EEMTI Wilson Gonçalves, localizada na cidade do Crato – CE, a partir da perspetiva dos docentes. A metodologia se delineia a partir de um estudo exploratório, do tipo qualitativo, onde na oportunidade foi aplicado um formulário a cinco professores, sendo, dois professores que lecionam Biologia, um professor que leciona História, um professor que leciona Português e um professor que lecionam Física. Os resultados obtidos indicam que a avaliação da aprendizagem apresenta-se como um processo de verificação dos conhecimentos aprendidos pelos alunos; apresenta-se ainda como uma instrumento para o professor avaliar o seu trabalho e refletir sobre sua prática pedagógica; a avaliação é utilizada para auxiliar o professor a compreender como o aluno se desenvolveu em relação aos conteúdos e para avaliar as metodologias utilizadas. Os instrumentos avaliativos mais utilizandos pelos os professores são: seminários, aulas práticas, trabalhos escritos, participação dos alunos em sala de aula, atividades coletivas, provas escritas, trabalhos em equipe, portfolio. Os professores ressaltam que quando a avaliação da aprendizagem cumprem apenas com o seu papel burocrático, esta mostra-se ineficaz, pois não proporciona a apropriação crítica e consciente dos saberes sistematizados. Neste contexto, concluímos que, a avaliação da aprendizagem não é uma prática neutra, ou apenas somativa, avalia-se para investigar a qualidade da ação docente, os recursos utilizados, as metodologias, a infraestrutura, os processos didáticos, pedagógicos, curriculares, nesta perspectiva, o olhar da avaliação deverá ser sempre um olhar de construção.