Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A CONSTRUÇÃO DE MAQUETES SUSTENTÁVEIS COMO ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 14 - Educação Ambiental
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 89772
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 3109
    "inscrito_id" => 12267
    "titulo" => "A CONSTRUÇÃO DE MAQUETES SUSTENTÁVEIS COMO ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL"
    "resumo" => "Diante da atual degradação ambiental propor estratégias que busquem formar a base visando o seu desenvolvimento bem como o das gerações futuras apresenta-se como uma necessidade, e neste cenário têm-se as opções de ensino em espaço não-formal, que possibilitam o aprender de uma forma mais leve e divertida. Assim sendo, desenvolveu-se um projeto com o intuito de construção de maquetes sustentáveis, cuja premissa consistiu na utilização de materiais de reuso, buscando desenvolver nos estudantes o senso crítico sobre o descarte de materiais no meio ambiente e a possibilidade de transformação destes em outros materiais, tendo como público-alvo os estudantes do ensino médio das escolas públicas do município de Marechal Deodoro – AL. Para tanto, a ideia central fora incorporada a uma das modalidades do Projeto Feira de Ciências Ambientais, realizada com recurso do CNPq e da Proex-IFAL, sendo a produção de maquetes sustentáveis uma das modalidades apresentadas na Feira de Ciências. As propostas enviadas pelos estudantes foram avaliadas em duas etapas, a primeira eliminatória e a segunda classificatória. As doze maquetes finalistas na etapa classificatória foram apresentadas na Feira de Ciências Ambientais. Como resultado, observou-se a construção de elementos com temas ambientais estratégicos ao desenvolvimento sustentável e atuais como estações de energia eólica, horta sustentável, estação de tratamento de água, entre outros. A modalidade maquete sustentável apresentou eficácia como estratégia de ensino em espaço não formal, além de possibilitar um estudo detalhado da temática ambiental, também possibilitou aplicação prática de várias outros componentes curriculares do dia a dia dos estudantes, possibilitando uma aplicação ativa e criativa sobre as construções de elementos que representassem estratégias de desenvolvimento sustentável."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD4_ID12267_TB3109_01122022121420.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALINE LIMA RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "ALINE"
    "autor_email" => "aline.lima147@hotmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 89772
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 3109
    "inscrito_id" => 12267
    "titulo" => "A CONSTRUÇÃO DE MAQUETES SUSTENTÁVEIS COMO ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL"
    "resumo" => "Diante da atual degradação ambiental propor estratégias que busquem formar a base visando o seu desenvolvimento bem como o das gerações futuras apresenta-se como uma necessidade, e neste cenário têm-se as opções de ensino em espaço não-formal, que possibilitam o aprender de uma forma mais leve e divertida. Assim sendo, desenvolveu-se um projeto com o intuito de construção de maquetes sustentáveis, cuja premissa consistiu na utilização de materiais de reuso, buscando desenvolver nos estudantes o senso crítico sobre o descarte de materiais no meio ambiente e a possibilidade de transformação destes em outros materiais, tendo como público-alvo os estudantes do ensino médio das escolas públicas do município de Marechal Deodoro – AL. Para tanto, a ideia central fora incorporada a uma das modalidades do Projeto Feira de Ciências Ambientais, realizada com recurso do CNPq e da Proex-IFAL, sendo a produção de maquetes sustentáveis uma das modalidades apresentadas na Feira de Ciências. As propostas enviadas pelos estudantes foram avaliadas em duas etapas, a primeira eliminatória e a segunda classificatória. As doze maquetes finalistas na etapa classificatória foram apresentadas na Feira de Ciências Ambientais. Como resultado, observou-se a construção de elementos com temas ambientais estratégicos ao desenvolvimento sustentável e atuais como estações de energia eólica, horta sustentável, estação de tratamento de água, entre outros. A modalidade maquete sustentável apresentou eficácia como estratégia de ensino em espaço não formal, além de possibilitar um estudo detalhado da temática ambiental, também possibilitou aplicação prática de várias outros componentes curriculares do dia a dia dos estudantes, possibilitando uma aplicação ativa e criativa sobre as construções de elementos que representassem estratégias de desenvolvimento sustentável."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD4_ID12267_TB3109_01122022121420.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALINE LIMA RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "ALINE"
    "autor_email" => "aline.lima147@hotmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Diante da atual degradação ambiental propor estratégias que busquem formar a base visando o seu desenvolvimento bem como o das gerações futuras apresenta-se como uma necessidade, e neste cenário têm-se as opções de ensino em espaço não-formal, que possibilitam o aprender de uma forma mais leve e divertida. Assim sendo, desenvolveu-se um projeto com o intuito de construção de maquetes sustentáveis, cuja premissa consistiu na utilização de materiais de reuso, buscando desenvolver nos estudantes o senso crítico sobre o descarte de materiais no meio ambiente e a possibilidade de transformação destes em outros materiais, tendo como público-alvo os estudantes do ensino médio das escolas públicas do município de Marechal Deodoro – AL. Para tanto, a ideia central fora incorporada a uma das modalidades do Projeto Feira de Ciências Ambientais, realizada com recurso do CNPq e da Proex-IFAL, sendo a produção de maquetes sustentáveis uma das modalidades apresentadas na Feira de Ciências. As propostas enviadas pelos estudantes foram avaliadas em duas etapas, a primeira eliminatória e a segunda classificatória. As doze maquetes finalistas na etapa classificatória foram apresentadas na Feira de Ciências Ambientais. Como resultado, observou-se a construção de elementos com temas ambientais estratégicos ao desenvolvimento sustentável e atuais como estações de energia eólica, horta sustentável, estação de tratamento de água, entre outros. A modalidade maquete sustentável apresentou eficácia como estratégia de ensino em espaço não formal, além de possibilitar um estudo detalhado da temática ambiental, também possibilitou aplicação prática de várias outros componentes curriculares do dia a dia dos estudantes, possibilitando uma aplicação ativa e criativa sobre as construções de elementos que representassem estratégias de desenvolvimento sustentável.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.