No estado da Paraíba, o modelo Grupo Escolar foi instalado no ano de 1916, com a criação do Grupo Escolar Dr. Thomas Mindêllo, na capital João Pessoa. A expansão dos grupos escolares no estado paraibano, porém, se intensificou na década de 1930, com a circulação do ideário político-pedagógico da Escola Nova, que visava à formação escolar da primeira e segunda infâncias, com base nos interesses, atividades e necessidades das crianças. Considerando as discussões iniciais, o artigo vincula-se à pesquisa intitulada “Métodos e processos de ensino na escolarização da(s) infância(s) paraibana(s): diálogos com a Escola Nova e a história dos Grupos Escolares” (PIBIC/UFCG 2021-2022). Como parte integrante dessa investigação, o trabalho objetiva historiciar a expansão do modelo pedagógico denominado Grupo Escolar no estado da Paraíba, em articulação às ações empreendidas pelos governos paraibanos, no período de 1930 a 1940, voltadas à formação docente para atuação nos grupos escolares. Para tal propósito, o artigo comporta o exame de fontes documentais relativas aos grupos escolares e à formação docente, destacando-se decretos, atos oficiais, programas de ensino e escrituras escolares publicadas na Revista do Ensino da Paraíba (1932-1942), assim como fontes teóricas e historiográficas relacionadas às ideias da Escola Nova e à temporalidade da pesquisa. Adotados esses procedimentos teórico metodológicos, entende-se que a expansão dos grupos escolares, no estado da Paraíba, se efetivou de forma mais intensiva no período relativo à circulação dos métodos e processos de ensino propagados pela Escola Nova, visando promover mudanças na mentalidade e no comportamento pedagógico do professorado paraibano.