GALLERT, Janice. Sala de apoio à aprendizagem: desafios e aprendizagens. Anais VIII CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2022. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/90371>. Acesso em: 22/11/2024 07:10
O presente estudo foi elaborado para participar do Grupo de Trabalho 10 (dez) de Educação Especial do VIII CONEDU do ano de 2022. O objetivo do trabalho é compreender a história da implantação, a organização normativa e a gestão escolar e pedagógica envolvendo as Práticas de Leitura e de Produção Escrita presentes nas salas de Apoio à Aprendizagem (SAA) ofertadas para o quinto ano do Ensino Fundamental na rede municipal de ensino do município de Foz do Iguaçu – PR. Para fundamentar teoricamente o estudo elenco alguns pesquisadores como: BAKHTIN, (2003, 2004); GONÇALVES, (2021); REILY, (2012); SILVA, (2019); SILVA (2021); VYGOTSKI, (1995, 1999, 2000), e outros autores que dialogam com a temática estudada. O estudo apresenta uma abordagem qualitativa com fins na pesquisa exploratória e os excertos analisados são documentos produzidos desde a implantação das salas de SAA até as práticas pedagógicas desenvolvidas. Para essa análise recorre-se aos documentos de implantação e normatização, a Base Nacional Comum Curricular, a teoria Histórico-cultural e ao Círculo de Bakhtin para analisar as práticas de leitura e de produção escrita. Nesse percurso busca-se conhecer, dialogar, analisar a legislação e as propostas pedagógicas de práticas de leitura e de produção escrita. O Estudo se constitui e se desenvolve por meio da questão norteadora que apresenta a seguinte problematização: quais os desafios e aprendizagens encontrados no trabalho pedagógico das práticas de leitura e de produção escrita, desenvolvidas nas salas de apoio à aprendizagem? E assim a pesquisa se justifica, se teoriza e se organiza por meio do Componente Curricular de Língua Portuguesa, das práticas de linguagem e dos campos de atuação, objetos de estudo e habilidades presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) 2018.