O ensino da Biologia vem se tornado cada vez mais fragmentado, não havendo, em alguns casos, uma integração dos conteúdos com o cotidiano dos estudantes. Isso evidencia falhas no processo de aprendizado, visto que os estudantes acabam vivenciando conteúdos de formas distintas e não integradoras. O ensino sobre a Origem da Vida é uma temática que merece toda atenção durante o Ensino Médio, visto sua relação e importância como tema estruturador para a Biologia. Esse trabalho apresenta os resultados da investigação em duas turmas do terceiro ano do Ensino Médio, em uma escola pública no município de Alegrete-RS. Para isso, os participantes da pesquisa responderam a um questionário avaliativo pré-intervenção, com o objetivo de investigar aquilo que já sabiam sobre o tema proposto (Origem da Vida). Posteriormente, foram instruídos ao tema por meio de uma aula expositiva dialogada sobre os principais tópicos relacionados ao ensino da Origem da Vida. Após isso, responderam novamente a um questionário pós-intervenção, para análise dos conhecimentos adquiridos. Como resultados, constatou-se que a maioria dos estudantes utilizam-se de uma visão não cientifica (religiosa), para explicar o aparecimento da vida na Terra. Verificou-se também que os estudantes, mesmo adotando uma visão cientifica para explicar o surgimento da vida, utilizam-se de entendimentos e conceitos equivocados, sendo, por vezes, um tema não compreendido por eles, apesar de todos estarem no ano final do Ensino Médio, supondo a incipiência desse conteúdo estruturante para as aulas de Biologia.