O objeto de estudo desta pesquisa são as práxis pedagógicas dos professores intermediadas pelas tecnologias digitais, com vistas aos Letramentos Críticos. A pergunta que se configura como bússola norteadora desta pesquisa é: como os letramentos críticos, no contexto das tecnologias digitais, podem potencializar a práxis pedagógica dos professores do Ensino Médio, nas escolas públicas? E o objetivo geral é compreender as implicações dos letramentos críticos nas práxis pedagógicas dos professores e professoras do Ensino Médio, no contexto da cultura digital. Os argumentos que justificam esta pesquisa perpassam pela compreensão de que a escola necessita estar imbricada com as questões que permeiam a sociedade, como coletivo planetário de desejos, saberes e ações, e se configura enquanto espaço de disputa política e ideológica. Nesse caso, em específico, estamos falando do acesso aos conhecimentos advindos das conexões entre os Letramentos Críticos e as Práxis Pedagógicas, no contexto das Tecnologias Digitais, que são categorias desta pesquisa. A trajetória escolhida para a realização deste estudo é fundamentada na pesquisa qualitativa, tomando como base epistemológica a etnometodologia, e como método a etnografia, por entender que o estudo dos fenômenos tem maior possibilidade de compreensão pelo observador se estes forem acompanhados no seu cotidiano. Acresce-se ao percurso de investigação a pesquisa participativa, pois não se quer pesquisar “para” o professor, mas “com” ele. Neste cenário, os dispositivos mais adequados para se trilhar esse caminho de pesquisa são: o diário de bordo, a observação e a entrevista. A ação interventiva da pesquisa dar-se-á através de oficinas pedagógicas. Após a construção dos dados, estes serão estudados à luz da Análise Textual Discursiva, que possibilita a decomposição dos textos, a partir da categorização, para a construção de metatextos. O produto final da pesquisa será um ambiente virtual de aprendizagem.