Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

SATIZ: O USO DE JOGOS VIRTUAIS NO ENSINO DE SENSORIAMENTO REMOTO

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Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

O sensoriamento remoto é a tecnologia que permite obter imagens e outros tipos de dados da superfície terrestre por meio da captação e do registro de energia refletida ou emitida pela superfície, apesar dos significativos avanços já ocorridos, as técnicas envolvidas no Sensoriamento Remoto ainda permanecem pouco disseminadas. É significativo o número de satélites em operação, orbitando a Terra e disponibilizando imagens com as mais diversas resoluções, para as mais diferentes aplicações, imagens de amplas porções do planeta, principalmente para fins meteorológicos e estudos globais, até imagens de pequenas áreas da superfície, para estudos intra urbanos e sobre o meio ambiente. Nos cursos de graduação, é no de Geografia que o sensoriamento remoto possui um grande destaque e a identificação das características dos satélites e sensores pelos alunos de graduação torna-se uma variável significativa para a compreensão dessa tecnologia, tanto para aqueles que realizam atividades de iniciação científica na área, como também um subsídio para aprimorar as técnicas em sala de aula de uma forma mais dinâmica para ensinar os conteúdos geográficos. O presente artigo descreve o processo de elaboração de um jogo pedagógico digital denominado de SATIZ, destinado aos alunos de graduação. Seu objetivo é contribuir para uma abordagem lúdica e contextualizada das características principais dos satélites e sensores utilizando modelos 3d e imagens dos principais satélites através de um quiz. Para a elaboração deste recurso didático, levou-se em consideração a relevância da identificação das principais características dos satélites pelos discentes para a disciplina de sensoriamento remoto, pois é de sumo interesse que os discentes consigam identificá-las. O aplicativo foi desenvolvido utilizando o framework flutter que utiliza a linguagem de programação Dart, para o desenvolvimento de aplicações híbridas para diversas plataformas mobile como android/ios, e outros sistemas como windows, linux, e macOs.

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