A cultura é um dos temas mais complexos a ser estudado e discutido no âmbito acadêmico e científico, haja vista a pluralidade de entendimentos, significados e teorias que a cerceiam. o presente estudo tem por objetivo analisar a concepção de cultura para Bruner e a sua importância para a Educação. Dentre os estudiosos das questões culturais, destacam-se neste artigo os trabalhos de Vigotski (1995), Geertz (1989), Bruner (1997) e Veiga-Neto (2003). Para analisar a sua concepção de cultura é necessário atentar a três núcleos essenciais de análise, que são: universo simbólico, narrativa e comunidade cultural. Nessa perspectiva, a aquisição do conhecimento pelos alunos se daria de forma derivacional, já que se consideraria que a criança já conhece o suficiente para ir além. A Psicologia Cultural se constitui no campo pedagógico como construtivismo social e tem como pressuposto central os significados culturalmente produzidos e compartilhados, sustentando assim que o aluno tem a sua realidade de produção de significados moldada pelas tradições, pelo conjunto de ferramentas e formas de pensamento de uma cultura. Dessa forma, considerando que a produção realizada no espaço escolar precisa ser analisada dentro do contexto cultural para que possa produzir sentido, é necessário que a escola reproduza a cultura na qual os seus alunos já estão inseridos, de modo que conhecer a escola seja o mesmo que conhecer a cultura.