Essa pesquisa versa sobre ações e experiências do projeto, intitulado “Texturas Literárias: da fruição à formação do pensamento e difusão do protagonismo juvenil em aulas remotas”, surge da observação em criar mecanismos que possibilitem aos educandos aprender melhor e de forma prazerosa. Ademais as atividades foram desenvolvidas na ECI Francisco Pessoa de Brito, no Município de Araçagi-PB, nas terceiras séries do Ensino Médio. No que corresponde aos direcionamentos metodológicos é de cunho teórico, a partir da leitura de textos, do tipo obras técnico-científicas: artigos científicos, monografias, teses e dissertações que enfatizam a questão das teorias literárias temática a ser investigada e suas aplicações de forma prática nos espaços de aula com o auxílio de plataformas digitais. Nesse contexto, o objetivo desse estudo é instigar nos estudantes habilidades de leituras em textos literários, multissemióticos, multimidiáticos e de circulação, tencionando torná-los mais capazes de identificar marcas linguísticas relacionando-as com o conteúdo de um texto e o conhecimento pragmático, para compreender e analisar aspectos estilísticos, discursivos, estruturais e temáticos na construção de argumentos perduráveis. Portanto, dado exposto destacam-se as contribuições evidenciadas pelos estudantes e resultados satisfatórios na aprendizagem, em que estes conseguiram superar as dificuldades apresentadas, pelo distanciamento social e atividades em aulas remotas.