Diante do contexto socioeconômico alguns jovens e adultos, por diversos motivos, não passaram pela Educação Básica na infância e/ou não conseguiram concluir os estudos dentro do período considerado ideal para a apropriação e domínio da leitura e da escrita, bem como a ampliação da leitura de mundo desses indivíduos, o que impacta em uma necessidade extrema de fazer com que esse processo de alfabetização aconteça através de uma pedagogia libertadora. A História da Educação de Jovens e Adultos no Brasil e os caminhos traçados para essa modalidade de ensino, trará a relação com o contexto socioeconômico e a realidade social, desde o período colonial até o momento atual. Para tais percepções, e discussões sobre o assunto, principalmente no que se refere a (o) aluno (a) autônomo, inserido no processo de aprendizagem, serão apresentadas - através de um questionário com professor (a) da EJA e das observações de sua prática docente -, suas estratégias e desafios, bem como o diálogo com Freire (2003), Pinto (2007) e Souza (2007), sobre essas questões. O presente artigo tem como principal objetivo analisar como ocorre a alfabetização de jovens e adultos em uma turma do módulo III, bem como os instrumentos didáticos utilizados nesse processo, verificando assim se esse processo está sendo significativo para eles (as).