Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UM ESTADO DA QUESTÃO SOBRE A ABORDAGEM STEAM E O MOVIMENTO MAKER EM CLUBES DE CIÊNCIAS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
0 of 0
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89471 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2759 "inscrito_id" => 15033 "titulo" => "UM ESTADO DA QUESTÃO SOBRE A ABORDAGEM STEAM E O MOVIMENTO MAKER EM CLUBES DE CIÊNCIAS" "resumo" => "O presente artigo tem por objetivo apresentar os resultados do Estado da Questão de um projeto de dissertação que tem como tema a articulação dos princípios da abordagem STEAM e do movimento Maker no desenvolvimento de práticas educativas investigativas em Clubes de Ciências. O Estado da Questão permite conhecer as investigações de relevância científica que tratam dessa área e, ainda, identificar possíveis contribuições que a pesquisa em andamento poderá oferecer. Para o levantamento de dados, consultamos a BDTD do IBICT e o Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. Reunimos oito trabalhos, entre teses e dissertações, que tratavam de métodos ou práticas com a abordagem STEM/STEAM e com o movimento Maker e que tinham como público-alvo estudantes do Ensino Fundamental – Anos Finais, em espaços não formais e formais de ensino. A partir da análise dos trabalhos, observou-se um total de sete pesquisas com o movimento Maker e apenas uma com a abordagem STEAM, considerando o contexto investigado. Foi possível estabelecer similaridades entre autores sobre o referencial teórico, bem como em relação às metodologias de aprendizagem, cujo enfoque era o protagonismo e a autonomia do aluno na construção da sua aprendizagem. Apesar da existência de pesquisas com STEM/STEAM e Maker nos espaços citados, nenhum dos trabalhos obtidos dialogou com o objeto de estudo de pesquisa da dissertação supracitada que são os Clubes de Ciências.O presente artigo tem por objetivo apresentar os resultados do Estado da Questão de um projeto de dissertação que tem como tema a articulação dos princípios da " "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID15033_TB2759_15082022133133.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BERENICE RICHTER FERRAREZI" "autor_nome_curto" => "BERENICE" "autor_email" => "brichter@furb.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89471 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2759 "inscrito_id" => 15033 "titulo" => "UM ESTADO DA QUESTÃO SOBRE A ABORDAGEM STEAM E O MOVIMENTO MAKER EM CLUBES DE CIÊNCIAS" "resumo" => "O presente artigo tem por objetivo apresentar os resultados do Estado da Questão de um projeto de dissertação que tem como tema a articulação dos princípios da abordagem STEAM e do movimento Maker no desenvolvimento de práticas educativas investigativas em Clubes de Ciências. O Estado da Questão permite conhecer as investigações de relevância científica que tratam dessa área e, ainda, identificar possíveis contribuições que a pesquisa em andamento poderá oferecer. Para o levantamento de dados, consultamos a BDTD do IBICT e o Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. Reunimos oito trabalhos, entre teses e dissertações, que tratavam de métodos ou práticas com a abordagem STEM/STEAM e com o movimento Maker e que tinham como público-alvo estudantes do Ensino Fundamental – Anos Finais, em espaços não formais e formais de ensino. A partir da análise dos trabalhos, observou-se um total de sete pesquisas com o movimento Maker e apenas uma com a abordagem STEAM, considerando o contexto investigado. Foi possível estabelecer similaridades entre autores sobre o referencial teórico, bem como em relação às metodologias de aprendizagem, cujo enfoque era o protagonismo e a autonomia do aluno na construção da sua aprendizagem. Apesar da existência de pesquisas com STEM/STEAM e Maker nos espaços citados, nenhum dos trabalhos obtidos dialogou com o objeto de estudo de pesquisa da dissertação supracitada que são os Clubes de Ciências.O presente artigo tem por objetivo apresentar os resultados do Estado da Questão de um projeto de dissertação que tem como tema a articulação dos princípios da " "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID15033_TB2759_15082022133133.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BERENICE RICHTER FERRAREZI" "autor_nome_curto" => "BERENICE" "autor_email" => "brichter@furb.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar os resultados do Estado da Questão de um projeto de dissertação que tem como tema a articulação dos princípios da abordagem STEAM e do movimento Maker no desenvolvimento de práticas educativas investigativas em Clubes de Ciências. O Estado da Questão permite conhecer as investigações de relevância científica que tratam dessa área e, ainda, identificar possíveis contribuições que a pesquisa em andamento poderá oferecer. Para o levantamento de dados, consultamos a BDTD do IBICT e o Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. Reunimos oito trabalhos, entre teses e dissertações, que tratavam de métodos ou práticas com a abordagem STEM/STEAM e com o movimento Maker e que tinham como público-alvo estudantes do Ensino Fundamental – Anos Finais, em espaços não formais e formais de ensino. A partir da análise dos trabalhos, observou-se um total de sete pesquisas com o movimento Maker e apenas uma com a abordagem STEAM, considerando o contexto investigado. Foi possível estabelecer similaridades entre autores sobre o referencial teórico, bem como em relação às metodologias de aprendizagem, cujo enfoque era o protagonismo e a autonomia do aluno na construção da sua aprendizagem. Apesar da existência de pesquisas com STEM/STEAM e Maker nos espaços citados, nenhum dos trabalhos obtidos dialogou com o objeto de estudo de pesquisa da dissertação supracitada que são os Clubes de Ciências.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.