O artigo versa sobre o contexto pós pandemia de coronavírus que impôs a necessidade de inovar no ato de ensinar, aprender e fazer extensão, novamente nos deparamos com os desafios da volta ao presencial, do confronto direto com as consequências do período pandêmico para a aprendizagem dos discentes e da readaptação de professores e alunos às dinâmicas de aulas, espaço escolar e o carecimento de novas metodologias de ensino aprendizagem, sobretudo nas ações de extensão pois essa, imersa no ambiente escolar, também compartilha desses desafios. Diante disso, faz-se necessário pensar as novas problemáticas e traçar possibilidades nas experiências de retorno ao novo normal. Neste trabalho, vamos discutir sobre atuação da extensão universitária nesse período de retorno, trazendo relatos de experiências das ações do projeto Trajetórias Urbano Industriais e a Geografia Escolar, o qual, por meio do uso de metodologias ativas, levantamento bibliográfico, elaboração de recursos didáticos e estudo do meio, realizou intervenções junto à educação básica, buscando superar os desafios desse novo contexto, alcançando bons resultados na difusão dos conhecimentos atinentes a geografia urbana e industrial e na percepção e análise das condições evidenciadas por docentes e discentes na retomada das atividades presenciais, tendo como recorte espacial dessa pesquisa a Região Metropolitana de Fortaleza. Conclui-se que a extensão acadêmica corrobora com a prática docente e o processo de aprendizagem.