A pesquisa intitulada “`Profissionais de apoio no cotidiano da Educação Infantil na perspectiva de docentes: um estudo exploratório” teve como objetivo investigar a perspectiva de docentes da Educação Infantil sobre a atuação do pessoal de apoio no planejamento e nas práticas com/para as crianças pequenas desde bebês. Tendo a indissociabilidade entre o educar e o educar como premissas e, ainda, compreendendo o currículo da Educação Infantil como um conjunto de práticas que se realizam pautadas nas brincadeiras e nas interações, foi realizada uma pesquisa qualitativa nos moldes de um estudo exploratório envolvendo 5 professoras de 2 Centro Municipais de Educação Infantil do município de Maceió, tendo o questionário com questões abertas e fechadas como instrumento de coleta de dados. Os resultados indicam que os/as participantes reconhecem a importância do trabalho dos/as profissionais de apoio (da cozinha, da limpeza, do transporte, da secretaria e demais segmentos) bem como percebem processos de precarização do trabalho desses/as profissionais, que se materializa na ausência de formação, vínculos precários e baixos salários. Embora reconheçamos a necessidade de ampliação e aprofundamento desse estudo, consideramos que é possível depreender que é preciso ampliação do debate sobre a formação em serviço para estes profissionais bem como investimentos em suas carreiras como elementos que podem contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Infantil.