O trabalho em tela resulta de uma pesquisa que teve como objeto de estudo o Projeto Gestão Democrática “A escola é sua”, elaborado pela Secretaria da Educação de São Paulo (SEE/SP) e implantado nas escolas no ano de 2016, voltado para a formação continuada de professores e gestores da Educação Básica estadual pública, a fim de consolidar a cultura de gestão democrática. Para a realização do estudo nos valemos de uma pesquisa qualitativa, de natureza bibliográfica (ANTUNES, ALVES, 2017; FREIRE, 2011; LIB NEO, 2013; PARO, 2016; dentre outros) e a documental, em materiais impressos e digitais disponibilizados pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo em seu próprio site e encaminhados às escolas. Os resultados de pesquisa apontaram que, dentre outros fatores, as características presentes nos materiais analisados foram de encontro ao que se esperava de um projeto que se apresentou à luz da gestão democrática, uma vez que a SEE-SP, apesar de abordar a importância da gestão democrática, exerceu controle sobre as escolas ao estabelecer limites, por meio de tutoriais pré-definidos e que não possibilitaram aos membros das comunidades escolares quaisquer modificações, tornando o processo tutelado por parte da SEE-SP. Concluímos que para a escola ser um espaço democrático, com um ensino voltado realmente para a autonomia, o Estado deve trabalhar de forma mais coerente e efetiva os projetos voltados para a educação pública e a formação de professores e gestores da educação, de forma que as políticas públicas oportunizem programas e ações democráticas às instituições escolares e aos seus profissionais, voltadas para a consolidação de uma educação emancipadora.